RECEITA DE HOJE: SALADA DE ENDÍVIA COM MEL

Ingredientes:

1 endívia
150 g queijo branco
100 g nozes
2 colheres (sopa) azeite extra virgem
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (café) de mel
1 pitada de pimenta do reino
1 copo de iogurte desnatado
1 colher (sopa) de alecrim picado

Modo de preparo

Lavar a endívia higienizando-a corretamente. Disponha a mesma em uma travessa e reverve. No centro de cada folha da endívia, coloque pedaços do queijo picado. Misture o azeite, o mel o vinagre, o alecrim e a pimenta. Regue por cima dos cubos de queijo. Polvilhe as nozes picadinhas. No final, coloque o iogurte em uma bisnaga e "risque" sobre as folhas da endívia.

Informações nutricionais por porção

Rendimento 4 porções
Proteínas 4,16 g
Carboidratos 2,28 g
Lipídioas 6,36 g
Sódio 21,94 mg
Calorias 84,41 kcal


Saiba mais sobre as Endívias

Variante da chicória e idolatrada na culinária europeia, hortaliça pode

ser consumida crua, refogada, cozida ou assada, e combina muito bem

com azeite, alho, queijos cremosos e tomates secos e frutas

Versátil e saborosa, a endívia pode ser consumida crua, refogada, cozida no vapor ou assada, em receitas salgadas e doces, quentes ou frias. Combinada com azeite de oliva, alho, queijos cremosos, tomates secos ou frutas, dá um toque de requinte em entradas, saladas e pratos principais. Idolatrada na culinária europeia, especialmente em países como França, Bélgica e Holanda, a endívia vem agradando em cheio ao paladar dos brasileiros.

A hortaliça, produzida sem nenhum uso de agrotóxico, possui baixa caloria, é rica em cálcio, vitamina A, fibras, potássio e ferro, tornando-a ideal em uma dieta alimentar saudável. Uma porção de 50g de endívias (equivalente a uma xícara de chá) contém apenas 8,4kcal, nenhum grama de gordura saturada ou trans, 1,5g de fibra alimentar e 11mg de sódio. A endívia é muito indicada para dietas e não contém glúten.

De acordo com informações da California Vegetable Specialities, a endívia absorve o colesterol na corrente sanguínea e remove toxinas do sistema digestivo. Segundo a Aprifel (Agente fruits et legumes frais, agência de pesquisa e informações sobre frutas e legumes da França), a endívia age como antioxidante, eliminando os radicais livres, e contém selênio, que retarda as células do envelhecimento precoce.

Variante da chicória, a endívia tem suas peculiaridades, como a forma alongada e folhas tenras, compondo um broto amarelo claro. Na Bélgica, sua terra natal, e na Holanda, são conhecidas como witloof, que significa folha branca. Enquanto a chicória é cultivada à luz, a cultura da endívia ocorre no escuro. Sua história data de 1843, quando um camponês belga reparou que das raízes da chicória selvagem, deixadas na terra e ao abrigo da luz, despontavam uns rebentos compridos, brancos, adocicados e de textura muito agradável. Deve-se, porém, a Brézier, botânico belga, não só a sua melhoria como a normalização da sua cultura.

Na Europa, ficou popular durante a Primeira Guerra Mundial, quando muitas pessoas eram impedidas de trabalhar livremente em céu aberto devido aos ataques aéreos. A endívia passou, então, a ser cultivada no escuro protegido de cavas, estufas e até em estábulos, exercendo grande importância na economia e subsistência de muitos vilarejos e camponeses na época.

Ao comprar a endívia, o consumidor deve observar se ela está fresca, limpa e rígida, sem machucados e com a cor clara. Para suavizar o sabor, recomenda-se retirar o talo, parte mais amarga da hortaliça. Em pratos quentes, a dica para que a hortaliça fique sempre clarinha é adicionar algumas gotas de limão durante o preparo. Para que não percam os minerais, elas não devem permanecer mergulhas em água por muito tempo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?