Como os alimentos podem contribuir para o bronzeado

Alimentação pode auxiliar na manutenção do bronzeado e na proteção da pele

Consumir frutas e vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros auxilia o corpo a manter o bronzeado após a exposição ao sol. De acordo com a Dra. Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), cenoura, abóbora, mamão, melão, espinafre, brócolis, couve, entre outros, são ricos em carotenóides, em especial o betacaroteno, precursor da vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele.

"A melanina é a grande responsável pela coloração da pele, seja na preparação e manutenção do bronzeado, seja no aparecimento de manchas, pela sua falta, principalmente em peles negras", comenta a médica. Ela explica que outras enzimas, como a tirosinase, um aminoácido responsável pela pigmentação da pele, também participam do processo de produção da melanina. Por isso, alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos e leite - que são ricos em tirosina -, juntos com a vitamina C, a vitamina E, e o betacaroteno são importantes para ativar esse manter aquela cor conquistada no verão.

A especialista destaca que os alimentos com essas substâncias são recomendados para todos os tipos de pele, ainda que as peles claras possam se beneficiar mais, pois não contam com uma grande concentração de melanina, como é o caso das peles mais pigmentadas. "Qualquer tipo de pele se beneficia de uma alimentação equilibrada, junto com uma boa ingesta de água, pois a hidratação é outra grande aliada na prevenção do envelhecimento cutâneo".

Alimentação também protege pele da radiação UV

Segundo a Dra. Marcella, quando se fala em exposição solar, é importante levar em conta dois fatores. O primeiro é que a radiação UV é a grande responsável pelo envelhecimento precoce da pele e, portanto, o uso do filtro solar é essencial. O segundo ponto é que os alimentos também podem fornecer fotoproteção como, por exemplo, os antioxidantes. "Alimentos antioxidantes são fontes de betacaroteno, licopeno, vitamina C, vitamina E, ácidos graxos, ômega 3 e polifenóis, que previnem o envelhecimento da pele e protegem contra os raios UV", ressalta.

A médica nutróloga completa ainda que, quando o objetivo for o bronzeamento, a ingesta de betacaroteno deve ser aumentada para 3 a 5 vezes a quantidade recomendada diariamente para este nutriente, o que deve ser feito por um período não muito longo, para não causar desequilíbrio nutricional.

Alguns alimentos bronzeadores e protetores

·Vegetais amarelos/laranja - cenoura, abóbora, beterraba, batata-doce

.Frutas amarelas/laranjas - mamão, melão, manga, carambola, pêssego

·Vegetais de folhas verde-escuras: espinafre, brócolis, couve, chicória, escarola e agrião

·Vitamina C: frutas cítricas, acerola, morango, abacaxi

·Vitamina E: nozes, girassol, grãos integrais, peixes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para uma ceia de Natal mais saudável

Qual a melhor forma de substituir o açúcar na dieta