Alimentação - Volta às Aulas

Depois das férias como voltar a uma rotina alimentar saudável. O Mundo Verde dá a dica!

Durante o período de férias é comum, para algumas pessoas, deixarem os hábitos alimentares saudáveis de lado. O retorno às aulas é, uma oportunidade para retomar a boa alimentação e para alguns é o momento certo para reeducar a rotina alimentar.

Segundo a nutricionista Natalia Lautherbach, da Rede Mundo Verde é comum as cantinas das escolas e faculdades oferecerem opções de lanches rápidos e nada saudáveis. Além disso, quando há lanchonetes de fast-foods próximas a estes estabelecimentos torna-se mais difícil resistir à tentação. "O melhor a ser feito é carregar na mochila opções de lanches leves e nutritivos para não correr o risco de se render aos grandes vilões da alimentação" afirma Natalia.

De acordo com a especialista, a falta de concentração, fadiga, indisposição, sonolência, dificuldade de memorização e irritabilidade são alguns dos sintomas que podem ser decorrentes de uma má alimentação. "Portanto, repense os seus hábitos e comece a incluir alimentos saudáveis no intervalo de suas aulas, além de garantir boa saúde ao cérebro, no final do mês você ainda vai economizar" diz.

Siga as dicas:

· Para fornecer combustível para o nosso cérebro não podem faltar alimentos ricos em carboidratos e fibras, como por exemplo: cookies integrais barras de cereais, barras de frutas, frutas desidratadas e frutas in natura. Estes alimentos são riquíssimos em nutrientes antioxidantes que combatem os radicais livres, moléculas nocivas às nossas células.

· Os cereais integrais, por serem ricos em fibras, fornecem energia de forma lenta e constante, além de zinco (impede o envelhecimento precoce do cérebro) e vitamina B6 (importante para o desempenho cognitivo). Quinua, amaranto, arroz integral, aveia, pão integral e macarrão integral são alguns exemplos.

· Tenha sempre um mix de oleaginosas na bolsa, porque além de serem ricas em gorduras aliadas à saúde do coração, geram saciedade. Castanhas, nozes, amêndoas e pistache acrescidos de damasco seco e uvas passas são um bom exemplo;

· Inclua nas refeições azeite de oliva extravirgem, óleo de canola e de linhaça, ricos em ácidos graxos insaturados que fazem parte da estrutura das células nervosas e garantem eficácia na troca de informações entre elas, que contribuem para um raciocínio mais rápido;

· Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, trans, açúcares e sódio, responsáveis por atrapalhar o desempenho cerebral. Estão presentes, por exemplo, em refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos recheados, balas e salgadinhos;

· Mantenha-se bem hidratado, carregando sempre água mineral na mochila e quando possível, opte por suco de uva integral ou suco de frutas naturais, feito na hora e sem adição de conservantes e açúcares;

· É de extrema importância fracionar a alimentação em torno de 5 a 6 refeições diárias, se alimentando sempre a cada 3 horas;

Não se esqueça: para ter um estilo de vida saudável e garantir o bom funcionamento de todos os nossos órgãos é fundamental associar uma reeducação alimentar com a prática regular e orientada de atividade física!

Sanduíche de pão sírio com ricota

Ingredientes

- 1 pão sírio integral

- 1 folha grande de alface roxa, de preferência orgânica

- 50 g de broto de alfafa

- 3 colheres (sopa) de ricota amassada

- 2 rodelas de tomate, de preferência orgânico

- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Em um pote misturar a ricota e o azeite de oliva. Distribuir a pasta no pão sírio. Colocar a folha de alface, o broto de alfafa e o tomate.

Rendimento: 1 porção

Valor calórico: 320 calorias

Suco de água de coco com frutas

Ingredientes

- 250 ml de água de coco

- ½ kiwi sem casca, de preferência orgânico

- 1 fatia de melão cortada em cubos, de preferência orgânico

- 1 fatia grande de abacaxi, de preferência orgânico

- folhas de hortelã a gosto, de preferência orgânicas

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir com cubos de gelo.

Rendimento: 1 porção

Valor calórico: 104 calorias

Fonte: Natalia Lautherbach - Nutricionista da Rede Mundo Verde

Alô Nutricionista

A rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o "Alô Nutricionista", disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?