Consumo de queijos é benéfico para todas as idades

Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o queijo é um alimento rico em nutrientes e adequado para qualquer idade, segundo o Dr. José Alves Lara Neto, médico nutrólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na infância, ele auxilia no crescimento de dentes, ossos e cartilagens. Na adolescência, contribui para o desenvolvimento do corpo. E, na vida adulta é importante, principalmente, para o combate à osteoporose.

"Além de saborosos, os queijos são altamente nutritivos. Têm elevado teor de proteínas de alto valor biológico, cálcio e são ótimas fontes de vitamina B12", conta o médico. Ele explica que as proteínas de alto valor biológico - que são aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais - possuem uma digestibilidade próxima a 95%, o que significa que são absorvidas quase completamente pelo organismo.

Em relação ao cálcio, o especialista afirma que os benefícios dos queijos na formação de ossos, cartilagens, dentes e na prevenção da osteoporose já são bem conhecidos, mas que a presença do mineral varia de acordo com o tipo de queijo e variam de acordo com as técnicas de fabricação envolvidas. "Os queijos frescos, por exemplo, apresentam teores menores de cálcio", salienta.

Benefícios dependem dos tipos de queijos

Cada queijo tem suas próprias características. "Queijos envelhecidos, como o cheddar, por exemplo, ajudam na prevenção da cárie. Os frescos, elaborados com leite desnatado, têm menos gordura e, portanto, menos calorias, e são sempre mais indicados", cita o Dr. Lara.

Ele ainda comenta que é necessário ter algum cuidado no consumo de alguns tipos. "Todo queijo envelhecido, como cheddar, gorgonzola e camembert, possui tiramina, um aminoácido conhecido por provocar dores de cabeça, náusea e pressão alta em algumas pessoas", explica. "Além disso, pessoas alérgicas à penicilina podem também manifestar alergia ao comer gorgonzola e outros queijos moles feitos com o mesmo fungo", completa.

Comentários

  1. Eu já tinha lido uma matéria parecida...
    Muito interessante, a maioria dos alimentos tem seus benefícios e seus pequenos males à saúde né?!
    Um dia publicam pesquisa que queijo faz mal, no outro que faz bem... acho que a melhor coisa mesmo é não se consumir nada em excesso rs

    A propósito, usei uma matéria de vocês no meu blog, mas fiz menção à respectiva fonte tah?!

    adoro essa revista, cada vez vcs se superam!!
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?