Os Dez Mandamentos de uma alimentação saudável

1 - Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (carnes gordurosas, leite e derivados), gorduras trans (biscoitos recheados, croissants, sorvetes cremosos, molhos cremosos, salgadinhos de pacote, pipoca) e colesterol vísceras (fígado, miolo, miúdos), leite integral e seus derivados (queijo, manteiga, creme de leite), biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos (salsicha, linguiça, bacon, torresmo, banha de porco), frios (presunto, salame, mortadela), pele de aves, frutos do mar (camarão, ostra, marisco, polvo, lagosta);

2 - Alterne o consumo de carnes vermelhas magras com aves sem pele e peixes durante a semana;

3 - Evite frituras e preparações à milanesa ou dorê;

4 - Inclua alimentos fontes de fibra na alimentação: cereais matinais, aveia, verduras, frutas, legumes e leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico);

5 - Controle o consumo de massas, pães e cereais, e evite consumir dois tipos deste na mesma refeição;

6 - Utilize óleos vegetais (soja, milho, canola) em pequenas quantidades para o preparo dos alimentos;

7 - Elabore as refeições de maneira variada e colorida, garantindo, assim, a ingestão de todos os nutrientes essenciais;

8 - Consuma quantidades adequadas de alimentos, com a finalidade da manutenção de peso ideal;

9 - Não esqueça de tomar líquidos durante o dia.

10 - Leia os rótulos dos alimentos com a finalidade de checar a quantidade e a qualidade dos nutrientes.

Fonte: HCor

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