Como aumentar a imunidade com 20 alimentos


Professora de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul explica qual a função de cada um deles

Um estilo de vida saudável associado a uma alimentação balanceada melhoram muito o desempenho do sistema imunológico, que atua contra agentes agressores como os vírus e as bactérias, causadores de diversas doenças. Pensando nisso, a professora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Maria Lucia Perrela, preparou uma lista de 20 alimentos que fortalece o sistema imunológico, divididos em sete grupos:

1)  Laranja, limão, goiaba, melão, mamão e morango são fontes alimentares da vitamina C, a qual tem a propriedade antioxidante, ou seja, evita a oxidação das células do sistema imunológico. Isto significa que ao impedir a morte das células do sistema imunológico, permite ao organismo estar mais preparado quando exposto aos agentes agressores.

2)  Ostras, carne bovina, amêndoas e nozes, são alimentos que possuem zinco, que age no funcionamento de diferentes enzimas, as quais atuam na resposta imune aumentando a capacidade das células de defesa no combate às bactérias.  É recomendado ingerir o suplemento de zinco, para a redução do quadro de infecção em idosos.

3)  Alho age melhorando a função das células do sistema imunológico, logo tornando resfriados e gripes menos graves.

4)  Cogumelos podem estimular a ação dos linfócitos (células do sistema imune) no organismo, de forma a fortalecer o sistema imunológico.

5)  Iogurte é portador de bactérias, as quais agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, assim pode ajudar a combater doenças inflamatórias do intestino.

6)  Peixes, castanha do Pará, algas e caju possuem as gorduras ômega 3 e ômega 6 que melhoram a resposta imunológica quando associadas a uma alimentação balanceada.

7)  Cenoura, manga, goiaba, ou vegetais e frutas nas cores amarela, laranja e vermelha ativam o sistema imunológico.

As escolhas alimentares fazem diferença no funcionamento do sistema imunológico. “Quando se fala em estilo de vida saudável, deve ser considerada a prática de atividade física, dormir oito horas por dia, não fumar ou beber em excesso e manter hábitos alimentares saudáveis”, complementa a professora Maria Lucia Perrela.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro