Algumas medidas para evitar o contágio de micoses no verão

Com a chegada do verão, a praia e a piscina passam a ser os locais mais visitados por quem quer descansar, ou simplesmente refrescar-se. O problema é que as altas temperaturas, comuns nessa estação, facilitam a proliferação de fungos e micro-organismos. Eles podem provocar infecções incômodas e persistentes, chamadas de micoses de verão. “Unhas, virilhas e pés são as regiões mais atingidas, pois tendem a acumular com facilidade umidade e sujeira”, alerta a infectologista Ligia Pierrotti, que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

A presença de fungos no meio ambiente é natural e nem sempre representa risco à saúde. Isso significa que os micro-organismos só prejudicam o paciente se houver condições propícias para sua manifestação. As altas temperaturas e a umidade fazem com que a propagação aconteça de modo acelerado.

Geralmente, as micoses têm início como uma lesão avermelhada e em seguida provocam coceira e escamação da pele. No caso das unhas, as micoses podem provocar deformação e descolamento. A infectologista avisa que evitar sapatos fechados, apertados, procurar secar bem as dobras do corpo e não compartilhar roupas e toalhas são algumas medidas de prevenção bastante eficazes.

Ao detectar o problema, é fundamental consultar um especialista. O tratamento pode envolver administração de medicamentos orais e tópicos, de acordo com o local atingido e com a extensão da infecção, que pode ser superficial ou profunda. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais rápido será o tratamento. E atenção:  o paciente nunca deve se automedicar.

A micose é facilmente confundida com outras doenças e o uso de medicamentos indevidos pode agravar a situação. Conforme avaliação médica, serão indicados exames de raspado e cultura da lesão para confirmar o diagnóstico. Segundo a médica, algumas medidas podem ser tomadas para evitar o contágio das micoses de verão. Confira:

- Não compartilhe toalhas e roupas, mesmo com pessoas conhecidas;
- Evite andar descalço em pisos úmidos e públicos;
- Procure secar bem as dobras do corpo;
- Evite usar calçados fechados por muito tempo;
- Não use calçados apertados;
- Evite o uso de meias que não sejam de algodão (o algodão deixa a pele respirar e não retém o suor);
- Não utilize lava-pés de piscinas e saunas;
- Só utilize tesouras, lixas de unha e alicates de cutícula próprios ou esterilizados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro