Alfarroba é alternativa light para substituir o chocolate


Rico em vitaminas e minerais, fruto tem sido utilizado em algumas receitas em substituição ao cacau. Saiba quais são as diferenças entre eles

 Dá até para confundir o sabor e a textura da alfarroba com a do chocolate. O fruto, que vem sendo utilizado em receitas para substituir o cacau, é rico em vitaminas A, B2, B3, B6 e D, minerais, possui baixo teor de gordura e é isento de lactose e glúten. Segundo a especialista em endocrinologia Myrna Campagnoli, a alfarroba pode ser uma ótima alternativa para os intolerantes a lactose ou pessoas que estão de dieta para emagrecer.

“A alfarroba tem sido utilizada como substituta do cacau em várias receitas, pois além da consistência, seu sabor e aspectos lembram muito o chocolate. A diferença é que ela possui menor teor de gorduras. Como não possui leite na sua composição, também tem sido procurada por intolerantes a lactose e pessoas que seguem dieta vegana”, salienta a médica.

Nutricionalmente, a alfarroba é tão rica em nutrientes quanto o cacau, que também possui várias vitaminas. Por isso, de acordo com a médica, não há necessidade da substituição integral de um pelo outro. Até porque, embora tenha menos gordura, a alfarroba também é calórica e deve ser consumida com moderação. “Na verdade, ela é mais uma alternativa na rotina alimentar, que possui bom valor nutricional e sabor agradável”, aponta a especialista.

Para quem se interessou e quer arriscar algumas receitas com a alfarroba, basta procurá-la em supermercados e casas de produtos naturais. Ela já pode ser encontrada em várias versões: em pó, barras, gotas, creme, entre outros. “Na hora da compra, a dica é a mesma para a escolha do chocolate. Procure pela versão com menos açúcares e gorduras”, lembra Dra. Myrna.

Abaixo a especialista faz uma análise nutricional comparativa de 20 g de alfarroba em pó X 20 g de cacau em pó:


Alfarroba
Cacau
Calorias
80 Kcal
180 Kcal
Carboidratos
17,8 g
5,6 g
Proteínas
0 g
5 g
Gorduras
0 g
2,2 g
Fibras
1,2 g
0 g
Sódio
0 g
12 mg




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro