Sopas funcionais - Saiba os benefícios



       Como resistir a uma sopa quente em um dia frio!? Leves, nutritivas, práticas e saborosa, e por isso são tão irresistíveis, mas os benefícios desse prato preferido da estação vão muito além do que aquecer. A escolha dos alimentos que irão compô-la, bem como os acompanhamentos, vão determinar os benefícios que a sopa pode fornecer ao corpo. “Basta escolher a combinação de alimentos corretos que podem trazer diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso.”, afirma Talitta Maciel, nutricionista e coach do Congelados by Nutri. A carne de frango, por exemplo, é rica em proteínas, zinco e ferro, além de ser digerida mais facilmente que a carne bovina.

    Sopas e caldos são ótimas opções para manter o corpo em forma, o perigo está nos acompanhamentos."Em excesso, os acompanhamentos como pães e queijos podem comprometer a eliminação de peso”, afirma Talitta. Se o objetivo é ter uma refeição leve e magra, outra dica é evitar ingredientes mais calóricos como creme de leite, toucinho, queijos amarelos, leite integral, requeijão cremoso, em sua composição.

    Aposte nos alimentos termogênicos como o gengibre, para compor o prato. “A raiz acelera o metabolismo, a queima de calorias, reduz a gordura localizada, controla a ansiedade e ainda aumenta a sensação de saciedade”, afirma Talitta. 

A nutricionista listou quatro receitas funcionais para fazer nos dias de frio.

Sopa de abóbora com gengibre

Benefícios nutricionais: a combinação é perfeita entre a abóbora que possui baixas calorias e o gengibre que ajuda a acelerar o metabolismo.

Ingredientes:
1/2 cebola picada                                                                                                                                                                                               
1 colher de chá de gengibre picado                                                                                                                                       
1/2 kg de abóbora caboticha em pedaços                                                                                                                                               
1/2 litro de água                                                                                                                                                                            
sal a gosto                                                                                                                                                                          
alecrim seco      
                                                                                                                                       
Modo de preparo: Cozinhar a abóbora no vapor. Com a própria água do cozimento bata no liquidificador até formar um creme. Coloque-o na panela e tempere com todos os ingredientes. Deixe ferver. Desligue o fogo regue com o azeite e decore com um ramo de alecrim fresco. 

Obs: Acrescentar 1 colher de sopa de óleos vegetais antes de comer. Mistura de Óleos vegetais: 1 porção de óleo de linhaça (200 ml) + 1 porção de azeite extra virgem (200 ml). Misturar num galheteiro e aromatizar com ervas frescas e alho picado.

Sopa de grão de bico com legumes e frango

Benefícios nutricionais: sopa rica em proteína, promovendo saciedade através das fibras e ganho de massa magra.

Ingredientes:
1 und Peito de frango com osso picado em pequenos pedaços
1 xícara de Grão de Bico pré-cozido
2 und Mandioquinha
1 und Cenoura
1 und Chuchu
1 und Abobrinha italiana
1\2 Cebola
1 und Alho
1 und folha de Louro
1 colher de sopa de azeite extra virgem
Sal a gosto

Modo de Preparo: Numa panela colocar o azeite e o peito de frango para dourar. Acrescentar o alho e a cebola. Colocar o grão de bico pré-cozido e mais aágua da sua cocção. Colocar o sal e o louro e deixar cozinhar. Quando estiver quase pronto, acrescentar os legumes pré-cozidos. Deixar ferver, porém não deixar os legumes cozinharem muito. O ponto ideal é que fiquem mais durinhos.


Creme de mandioquinha com agrião e tomate

Benefícios nutricionais: sopa rica em magnésio, ajuda a controlar níveis de tensão, diminuindo ansiedade e compulsão alimentar.

Ingredientes:

4 mandioquinhas grandes (batatas-baroas) (780 g)
1 chuchu médio (356 g)
2 batatas grandes (390 g)
1 abobrinha media (244 g)
1,4 litros de água
1 folha grande de alho-poró (18 g)
1/2 maço de agrião (76 g)
2 tomates médios (290 g)
1 colher (sopa) rasa de sal marinho (12 g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva (10 g)

Modo de Preparo: Descasque as mandioquinhas, o chuchu e as batatas. Corte a abobrinha ao meio e coloque-a, junto com as mandioquinhas, o chuchu e as batatas na panela de pressão. Acrescente a água. Leve ao fogo médio e cozinhe por 30 minutos (a contar do momento em que a panela começar a apitar). Pique finamente a folha de alho-poró e os talos do agrião e refogue com o azeite até que estejam macios. 
Reserve. Tire a pele e as sementes dos tomates, pique-os em cubinhos e reserve. Depois que os legumes da panela de pressão estiverem cozidos, deixe esfriar um pouco e bata-os no liquidificador; com a própria água do cozimento, até obter um creme. Coloque o creme de legumes, em uma panela e acrescente o agrião refogado, o tomate picado e o sal. Aqueça mais um pouco e sirva em seguida. 

Rendimento: 5 porções (pratos fundos)

Sugestões: Se você colocar água a mais para cozinhar, não a ponha toda para bater no liquidificador, pois não ira obter um creme. Guarde-a para usar como um caldo de legumes ou para cozinhar outra preparação. Se preferir a sopa com tempero um pouco mais forte, acrescente o agrião picado sem refogar direto no creme- ele ira acrescentar seu sabor á sopa.
Não contém glúten.


Sopa de feijão com macarrão integral

Benefícios nutricionais: rica em ferro, ótima para se consumir durante o período menstrual, repondo a perda desse mineral durante todo o período menstrual, ajudando no fortalecimento do organismo feminino. Além disso, possui efeito diurética, diminuindo retenção de líquidos, muito comum durante esse período.

Ingredientes:

400g Músculo em cubos
1 und Abobrinha italiana
1 und Cenoura
1 und Chuchu
1o und Vagem
4 und Mandioquinha
150g Macarrão integral
1 xícara de Feijão Cozido
2 und Tomate
1  coher de sopa de azeite
1 und dente deAlho
1/2 und Cebola
Salsão
Água
Sal a gosto

Modo de preparo: Na Panela de Pressão coloque o óleo e refogue o músculo com alho e cebola. Acrescente água e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia. Numa outra panela cozinhe os legumes e o salsão tendo o cuidado de não deixá-los muito cozidos. Abrir a panela de pressão, acrescentar mais água e cozinhar o macarrão. Liquidificar os legumes junto com o feijão cozido e o tomate cru. Juntar com o macarrão e com a carne. Acrescentar o sal. Servir sobre folhas de hortaliças cruas no prato com azeite.


Dra. Talitta Alves Maciel (CRN 26504) nutricionista graduada pela Universidade Bandeirante de São Paulo, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Valéria Pascoal/ Divisão de Pesquisa e Ensino (UNICSUL). Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional e da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Coach pela Sociedade Latino Americana, palestrante e Personal Fit. Sócia-proprietária da loja de produtos naturais e suplementos, o SHOP LIGHT e diretora - técnica da Clínica ESPAÇO REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, onde atua em Nutrição Esportiva, Estética, Ortomolecular e Funcional, desde 2009.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro