ESTUDOS MOSTRAM QUE SONECA APÓS O ALMOÇO FAZ BEM

Cochilo, no entanto, não deve ultrapassar 30 minutos para não prejudicar sono noturno

O cochilo após o almoço conhecido como siesta nem sempre é bem visto, mas estudos da Universidade de Berkeley, na Califórnia, mostram que uma soneca de 15 a 30 minutos pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo. Segundo a pesquisa, jovens que cochilavam à tarde tiveram um desempenho 10% melhor nas tarefas relacionadas à capacidade de aprendizagem e memória. Por outro lado, aqueles que perderam uma noite de sono diminuíram a capacidade de armazenar novas informações em até 40%.

O neurologista de Campinas Bráulio Brayner, especialista em distúrbios do sono, explica que a capacidade de aprendizagem melhora quando se dorme bem, pois alguns estágios do sono, como o REM, estão relacionados à memória e ao aprendizado. Ele esclarece ainda que o cochilo neste horário é uma necessidade fisiológica devido ao processo de digestão: "O sangue se torna menos ácido, neste momento, dando uma sensação de sonolência". A diminuição da temperatura corporal, que normalmente ocorre nesta hora do dia, também leva o corpo a entrar no ritmo de sono. "A soneca após o almoço melhora a memória. É como se durante o sono o cérebro fizesse uma 'limpeza' na memóri a de curto prazo, abrindo espaço para que novas informações sejam armazenadas", explica.

O tempo para voltar à ativa depois da soneca é muito variável e individual, inclusive depende da duração do cochilo, mas em geral após uma soneca com duração de 30 minutos, em média, a pessoa leva mais 30 minutos para estar plenamente recuperada. A sonolência após a soneca é diminuída quando se faz uma refeição mais leve no almoço, também ficando em local com temperatura mais amena, evitando o excesso de calor. Pode-se também tomar café ou outra bebida estimulante. "O café pode até ser tomado antes, pois só vai fazer efeito após a soneca.

Para quem costuma dormir duas ou três horas após o almoço, principalmente nos finais de semana quando não há preocupação com o trabalho, Dr. Brayner alerta que esse tempo é longo. "A soneca após o almoço deve durar no máximo 30 minutos para não atrapalhar a noite, pois é nesse horário que o sono é mais restaurador e importante".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para uma ceia de Natal mais saudável

Qual a melhor forma de substituir o açúcar na dieta