Cuidado com os pés

O surgimento de algumas doenças é favorecido pelo uso de calçados incorretos

Quando o clima começa a esquentar, o figurino dos trabalhadores também acompanha a mudança. Apesar do uso de calçados fechados ser o mais indicado, os pés sempre são os primeiros que os colaboradores desejam aliviar. Infelizmente o uso diário de chinelos prejudica a saúde já que deixam a postura e o “caminhar” incorretos. “Os pés ficam relaxados, sem distribuição do peso ideal, o que pode ocasionar em problemas nos joelhos, quadril e coluna”, explica a fisioterapeuta Sheila Brognoli Coatti.

Segundo ela, os calçados inadequados podem causar doenças nos pés, como as tendinites plantar, artroses de coluna, fadiga muscular excessiva e inflamações. Também podem prejudicar a circulação, já que não permitem o retorno adequado do sangue venoso.

No ambiente de trabalho, existem algumas funções em que o chinelo deve ser esquecido. “Os colaboradores que ficam o dia todo em pé numa mesma posição ou em movimento podem optar por tênis ou sapatos, é o mais recomendável para que o passo fique correto”, aconselha a fisioterapeuta. “Se for trabalhar de chinelo reveze durante o dia com outro calçado”, completa.

Algumas pessoas têm problemas com inchaços nos pés, e não conseguem se adaptar a um calçado fechado. As sandálias são uma boa opção, mais devem ser escolhidas as que possuem material macio e anatômico. “Prefira saltos de até 04 cm, os mais baixos tem que ter pelo menos 01 cm, para deixar o calcanhar mais alto”, diz fisioterapeuta. “As Anabelas são uma boa opção”, completa.

Quando for trabalhar, prefira os calçados que não tem solado muito raso, pois servem para amortecer o impacto. A altura ideal é de 02 a 03 cm, pois ajuda na circulação e contrai a panturrilha melhorando o retorno do sangue para o coração. Consequentemente evita o inchaço nos membros inferiores.

O melhor para seus pés

- O calçado ideal precisa ser "saudável", deve ser feito de material macio, flexível e antiderrapante. A fisioterapeuta Sheila explica o que é melhor para os seus pés.

- Se os pés são cavos e a pessoa confere maior peso ao lado externo (pisado supinada), deve-se dar preferência a calçados macios em toda sua extensão, principalmente na lateral do calcanhar.

- Já as pessoas que tem os pés chatos (pisada pronada), o ideal é que o sapato tenha reforço na parte interna do calcanhar. Devem ser usados calçados fechados e bem firmes.

- Quando for comprar seus calçados, prefira o final do dia. Pois há um aumento no volume dos pés.

Para se sentir confortável em suas atividades diárias, é importante observar se calçado não está muito apertado, comprimindo o pé. Também não se deve deixar uma folga maior do que a necessária, pois pode causar bolhas ou calos. Os tênis ou sapatos são ideais, eles podem não corrigir problemas ortopédicos, mas servem para adaptar o pé, deixando o passo correto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas de alimentação para 2017

Por que minhas dietas não funcionam?