Câncer de Próstata: especialistas falam sobre prevenção e detecção precoce da doença

 

Exames como PSA e toque retal podem facilitar o diagnostico do câncer

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o principal câncer entre os homens no Brasil e a melhor maneira de prevenir mortes pela doença é por meio do diagnóstico e tratamento precoce. 

Exames anuais como PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, e toque retal são recomendados para homens a partir dos 50 anos e pacientes com histórico familiar (pai e/ou irmão) de câncer de próstata, devem procurar um especialista aos 45 anos, afirma Daniel Makoto Tsuchie, Urologista do Hospital Dom Alvarenga. Além disso, o médico ressalta a importância também de realizar anualmente exames de laboratório geral (colesterol, triglicérides, glicemia, creatinina, urina tipo 1 e etc). 

De acordo com o Dr. Pedro Aguiar Jr., Oncologista do Hospital Dom Alvarenga, quando descoberto precocemente, a chance de cura é de 100%, e uma vez detectado o câncer já com a presença de metástase a chance de cura cai para 30%.

O especialista explica que os pacientes só desenvolvem sintomas da neoplasia quando a doença já está muito avançada e os sintomas são mais relacionados às metástases do que à doença primária. Por isso, os exames de prevenção são extremamente importantes. “Os sintomas mais comuns decorrem das metástases. Como os ossos são sítios frequentes de disseminação da doença, o paciente pode apresentar dor óssea e dificuldade para se movimentar. Já na doença localizada, os sintomas mais comuns são relacionados à obstrução da urina causada pela próstata com dimensão aumentada como ardor para urinar e retenção de urina”.

Segundo o urologista, todos os homens podem ter câncer de próstata, mesmo sem história familiar ou sintomas. “A incidência aumenta com a idade,  sendo que quase 15% dos homens desenvolverão a doença durante a vida”.

Caso a doença seja comprovada, o oncologista esclarece que o tratamento é sempre multidisciplinar. Isso significa que o paciente é visto como um todo e cada especialista contribui com os conhecimentos de sua especialidade. “De maneira geral, doenças localizadas são tratadas com cirurgia ou radioterapia e pacientes com doença avançada podem precisar de quimioterapia”. Ainda segundo o Dr. Pedro, o mais importante é a prevenção para o sucesso do tratamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro