26 de abril: Comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial


Sociedade Brasileira de Hipertensão alerta: obesidade eleva o risco de hipertensão arterial

Estudo publicado pela revista científica Lancet mostra que um quinto da população brasileira adulta é obesa, o que representa quase 30 milhões de pessoas

A Sociedade Brasileira de Hipertensão manifesta sua preocupação diante do estudo inédito publicado pela revista científica Lancet sobre a obesidade, que revela um total de quase 30 milhões de brasileiros adultos obesos. Esse número coloca o Brasil como um dos líderes no ranking de países mais obesos do mundo - o 3º entre as mulheres e o 5º entre os homens.

De acordo com a entidade, a obesidade é um dos fatores principais que favorecem o desenvolvimento da hipertensão arterial, doença que acomete cerca de 30% da população adulta brasileira e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVCs e 25% dos casos de insuficiência renal terminais. Além do excesso de peso, idade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo e estresse também propiciam o surgimento da doença.

Para conscientizar a população a respeito dos fatores de risco associados à hipertensão arterial, dos quais a obesidade e os maus hábitos alimentares fazem parte, a Sociedade Brasileira de Hipertensão promove anualmente a Campanha Menos Pressão. "Nosso objetivo principal é mostrar à população a importância de aferir a pressão arterial com regularidade, além de incentivar hábitos de vida mais saudáveis", afirma Dr. Fernando Almeida, nefrologista e responsável pela Campanha Menos Pressão da SBH.

Este ano, a Campanha Menos Pressão tem como lema o "Prazer da Superação" e como embaixadora a gestora esportiva Magic Paula. A SBH promove eventos gratuitos por todo o Brasil por meio de Ligas e Grupos Associados, com uma programação que inclui aferição da pressão arterial, testes de glicemia, cálculo da massa corpórea (IMC), dicas nutricionais e de prática de atividades físicas, além de aconselhamento antiestresse. As atividades ocorrem na semana do dia 26 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e contam com o apoio do Ministério da Saúde. 

Em São Paulo, o evento ocorre no Conjunto Nacional, das 9h às 17h, e inclui uma programação gratuita aberta ao público, com aferição da pressão arterial, testes de glicemia, cálculo de massa corpórea (IMC), dicas nutricionais e aconselhamento antiestresse. A SBH estima atender mil pessoas durante o dia.

"Nosso objetivo principal é mostrar à população a importância de aferir a pressão arterial com regularidade, além de incentivar hábitos de vida mais saudáveis", afirma Dr. Fernando Almeida, nefrologista e responsável pela Campanha Menos Pressão da SBH.

Serviço:
Atividades: Programação gratuita para aferição da pressão, teste de glicemia, cálculo de massa corpórea (IMC) e dicas nutricionais.
Data: 26/04
Horário: das 9h às 17h
Local: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 -- Térreo, São Paulo - SP


Sobre a SBH
A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de promover uma série de eventos para difundir o tema tanto entre os médicos e profissionais da saúde quanto para a população em geral. O objetivo da SBH é estimular o intercâmbio de informações e a pesquisa (básica, clínica e epidemiológica) sobre hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros. Além de, incentivar jovens cientistas e médicos a desenvolverem pesquisa em hipertensão arterial, oferecendo informações relevantes a médicos e profissionais de saúde sobre aspectos de hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares. A SBH promover a detecção, controle e prevenção da hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular na população brasileira. Para mais informações, acesse: http://www.sbh.org.br.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro