Exercícios físicos mantêm diabetes sob controle e previnem complicações decorrentes da doença


Atividades físicas melhoram o aproveitamento da glicose pelos músculos, promovem a redução da gordura nos órgãos, previnem doenças cardiovasculares e aumentam a qualidade de vida

 A prática de atividades físicas é considerada pelos médicos um dos fatores primordiais para manter a saúde sob controle e prevenir doenças crônicas, como o diabetes. Entretanto, engana-se quem acredita que os exercícios físicos atuam apenas na prevenção.  No caso de pessoas com diabetes (tipo 1 ou 2), a prática regular de atividades físicas melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina e contribui para a prevenção de problemas associados, como alterações nos rins (insuficiência renal), nervos (neuropatia), vasos sanguíneos (insuficiência arterial/venosa), olhos (retinopatia) e coração (infarto do miocárdio). A mescla de atividade aeróbica com exercícios de resistência apresenta resultados ainda mais efetivos. Enquanto os aeróbicos atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, na perda de peso e controle da glicemia, os exercícios resistidos garantem uma manutenção da massa muscular e aumentam a capacidade de armazenamento de glicose, proporcionando a diminuição de açúcar circulante no sangue.
A endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk Brasil, Rocio Riatto Della Coletta explica que o diagnóstico da doença ainda é cercado de dúvidas e receios. “Quando são diagnosticados com diabetes tipo 1 ou 2, muitos acreditam que não poderão mais levar uma vida ativa, relacionando a prática de esportes a crises de hipoglicemia (quando a taxa de açúcar no sangue diminui drasticamente). Porém, seguindo alguns cuidados simples, a prática de atividades físicas é benéfica e auxilia no controle da doença”.  A médica reforça, também, a importância da atividade física orientada por um profissional. “As pessoas com diabetes podem necessitar de avaliação médica antes de iniciar uma atividade física que seja mais intensa do que uma caminhada, a fim de prevenir oscilações excessivas do açúcar no sangue e diminuir o risco de doença cardiovascular, hipertensão arterial, neuropatia ou comprometimento microvascular (retinopatia). Após essa avaliação individualizada, o médico pode indicar as atividade físicas mais adequadas para seu paciente”, afirma.
Além de ter os exames em dia, a médica dá outras dicas importantes para que pessoas com diabetes possam praticar atividades físicas com segurança:
·         Por segurança, medir a glicemia antes de iniciar o exercício. O ideal é que o nível esElaineteja entre 100 e 250 mg/dl. Se for menor que 100 mg/dl, recomenda-se a ingestão de um alimento leve (carboidrato de absorção lenta); se for maior de 250 mg/dl com cetonas positivas, o exercício deve ser adiado.
·         Alongar-se. Um aquecimento leve de 10 minutos, prévio ao início da atividade, prepara o corpo para o esforço que virá na sequência.
·       Manter-se hidratado. Pessoas com diabetes se desidratam com mais facilidade; por isso, o consumo de água antes, durante e após a atividade física é fundamental.
·         Não aplicar insulina em áreas próximas aos músculos que participarão ativamente do exercício. Se a atividade tiver foco abdominal, aplicar no braço ou perna; se for pedalar, aplicar no braço ou barriga.
·      Ter atenção aos sinais e sintomas anormais. A qualquer sinal de hipoglicemia ou hiperglicemia, normalmente acompanhado de sintomas como tontura, palidez da pele, sudorese intensa, mal-estar geral e até déficit de atenção, pare a atividade e meça a glicose com glicosímetro.
·     Caminhada também é exercício físico: basta começar a andar. Depois, aumente gradualmente o tempo de caminhada, chegando a 10 mil passos por dia (o que equivale a mais ou menos 2 horas de caminhada). Conte com um podômetro para auxiliar na contagem dos passos.
·     O ideal é intercalar atividades aeróbicas (caminhada, ciclismo, natação) e de resistência (musculação, ginástica localizada, Pilates) ao menos três vezes por semana, de preferência no mesmo período do dia, para que os benefícios sejam mantidos.
O ciclismo e seus benefícios: pedalar é uma excelente atividade aeróbica e de resistência muscular, que melhora o condicionamento físico e é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. Treinos regulares também potencializam o gasto da gordura corporal como fonte energética, ajudando a combater outras doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. A prova de que o ciclismo é uma ótima opção para pessoas com diabetes é o Team Novo Nordisk, um time global de atletas com diabetes que tem a missão de inspirar, educar e empoderar todos aqueles afetados pela doença. 

São ciclistas, corredores e triatletas que competem em centenas de eventos esportivos ao redor do mundo e buscam mostrar que, ao manter o diabetes sob controle, é possível ser um atleta de alta performance. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro