Hábitos nocivos deixam pés mais ásperos e grossos

pes.jpg
Pouca ingestão de água, banhos quentes e demorados e o uso constante de sapatos e saltos apertados contribuem para o surgimento de ressecamentos e calosidades. 
 
 O cuidado com os pés é algo que costumamos negligenciar. Há cosméticos para tudo em nossa casa: para a pele do rosto, para a área ao redor dos olhos, para as mãos, cabelos e até para a região do pescoço. Mas, quando perguntados sobre quais tipos de cuidados damos aos nossos pés, quase não há resposta. Fazer as unhas embeleza as unhas em si, e lixar os pés não conta, porque é uma ação que não os hidrata. Assim, todo esse descuido cede lugar para que surja uma pele grossa e áspera, deixando os pés sem beleza. Como no verão os pés ficam mais expostos, é importante redobrar os cuidados para mostrá-los bem cuidados. 

As asperezas das extremidades do corpo, em especial na região dos pés, costuma ocorrer por conta da pouca hidratação, assim como pelos atritos com outras superfícies. No caso das mulheres, os saltos altos constantes expõem os pés ao atrito, poeira e vento, enquanto os homens costumam investir em sapatos apertados que não deixam os pés respirarem. O resultado desse descuido? Problemas como ressecamentos, rachaduras, bolhas e calosidades, que detonam não só a beleza, mas em alguns casos também a saúde dos pés. 

Segundo a podóloga Cláudia Andrea Olindino, consultora da marca de cuidados com os pés Footner da MIP Brasil Farma, hábitos nocivos que cultivamos em nosso dia a dia, como a pouca ingestão de água, banhos quentes demorados, excesso de peso, o uso constante de sapatos e saltos apertados e uma alimentação pobre em nutrientes também podem contribuir para surgirem pés mais ásperos e grossos.

Como a pele demora até um mês para se renovar, é recomendado o uso de cosméticos para tornar os pés menos ásperos. Para os casos quando o pé está ressecado, a podóloga recomenda uma hidratação constante. Não é recomendado esfoliar os pés para os casos onde há rachaduras graves. Neste caso, é fundamental procurar um podólogo. Fora isso, o ideal é esfoliar e hidratar na sequência. Já para quem convive com calcanhares ásperos e que incomodam, a recomendação da especialista é investir nas meia esfoliante, creme reparador e espuma hidratante para a região.

“As meias esfoliantes aceleram a renovação da pele dos pés e reduzem qualquer aspereza com uma aplicação de 60 minutos. A esfoliação mais intensa acontece até os 5 primeiros dias após a aplicação e o processo completo pode levar até 10 dias. Já o creme reparador de calcanhares e a espuma hidratante reduzem a aspereza e aumentam a maciez ao melhorar a aparência geral dos pés”, observa Cláudia. Já a caneta contra calosidades elimina especificamente os calos.

Dicas simples podem deixar os pés menos ásperos no verão – Nos dias de muito calor, opte por usar sandálias e chinelos abertos para ventilar bem os pés. Neste caso, aumente a frequência da hidratação porque o uso de sapatos abertos nesta estação resseca mais os pés. Outra dica é evitar usar um sapato social bem apertado e moderar no uso do salto alto. “Manter esses hábitos pode conservar um calcanhar sempre áspero e ainda pode criar calosidades indesejadas”, completa a podóloga.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro