Edição 89 saudando 2016

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A edição 89 da revista Muscle in Form está nas bancas. E se você é daqueles que treina, faz dieta e pretende melhorar a sua qualidade de vida em 2016, você não pode perder essa leitura. Na publicação, tem tudo que você precisa saber para entrar em forma, se alimentar melhor e garantir aquele shape que você sempre sonhou. Veja alguns dos destaques da edição e também as referências bibliográficas de alguns artigos:





As tendências do Fitness para 2016

De acordo com o Levantamento Anual de Tendências Fitness feito pelo ACSM,  2016 reserva novidades, tecnologias e modismos nesta área. Fique por dentro do que vem para ficar.

O levantamento anual de Tendências Fitness ACSM (American College of Sports Medicine) em todo o mundo está agora em seu 10º ano. Em 2014, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) assumiu o primeiro lugar, que anteriormente foi ocupado desde 2008 por Certificação, Educação e Experiência Profissional em Fitness.  Já Treinamento com Peso Corporal assumiu em 2015 a primeira posição, tendo sido segundo em 2014. Este ano, duas tendências adicionais aparecem no top 20: rolos para flexibilidade e mobilidade e aplicativos de exercícios para Smartphone. Alguns dos entrevistados argumentam que o momento econômico tem influenciado os resultados deste inquérito e que os programas de formação que requerem equipamentos caros ou instrução técnica não são suportados por causa do aumento dos custos. Outros acreditam que a economia pode se recuperar, e novas tecnologias que fornecem monitoramento instantâneo foram introduzidas por conta disso. Outros ainda argumentam que Zumba, anteriormente popular, ciclismo indoor, Pilates, e agora Boot Camp têm o seu curso útil e já não podem ser chamadas de tendências. Uma enorme decepção para quem acredita que a indústria de fitness deveria assumir a liderança na luta contra a obesidade infantil é a perda de interesse em programas de exercícios especializados para crianças com essas características (este ano ficou fora das top 20). Leia matéria completa na revista impressa.


Os benefícios do nitrato na função muscular

Neste artigo, André Yamada que é Doutor em Ciências do Movimento Humano explica tudo sobre o NO3 com base em alguns estudos. Você também vai descobrir os benefícios do suco de beterraba. 
Confira a seguir as referências bibliográficas do artigo publicado na revista impressa:

Referências bibliográficas
Affortit, C., Bailey, S., Jones, A.M., Smallwood, M.J., Winyard, P.G. On the mechanism by which dietary nitrate improves human skeletal muscle function. Frontiers in Physiology, v. 6, 2015.
Bailey, S.J., Fulford, J., Vanhatalo, A., Winyard, P.G., Blackwell, J.R., Dimenna, F, et al. Dietary supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans. Journal of Applied Physiology, v. 109, p. 135-148, 2010.
Brand, M.D., Nichols, D.G. Accessing mitochondrial dysfunction in cells. Biochemical Journal, v. 435, p. 297-312, 2011.
Carlstrom, M., Larsen, F.J., Nystrom, T., Hezel, M., Borniquel, S., Weitzberg, E, et al. Dietary inorganic nitrate reverses features of metabolic syndrome in endothelial nitric oxide synthase-deficient mice. Proceedings National Academy of Sciences, v. 107, p. 17716-17720, 2010.
Gilchrist, M., Winyard., Benjamin, N. Dietary nitrate – good or bad? Nitric Oxide, v. 22, p. 104-109, 2010.
Hernández, A., Schiffer, T.A., Ivarsson, N., Cheng, A.J., Bruton, J.D., Lundberg, J.O, et al. Dietary nitrate increases tetanic [Ca2+] and contractile force in mouse fast-twitch muscle. Journal of Physiology, v. 590, p. 3575-3583, 2012.
Lansley, K.E., Winyard, P.G., Bailey, S.J., Vanhatalo, A., Wilkerson, D.P., Blackwell, J.R, et al. Acute dietary nitrate supplementation improves cycling time trial performance. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 43, p. 1125-1131, 2011.
Lundberg, J.O., Gladwin, M.T., Ahluwalia, A., Benjamin, N., Bryan, N.S., Butler, A., et al. Nitrate and nitrite in biology, nutrition and therapeutics. Nature Chemical Biology, v. 279, p. 865-869, 2009.
Magee, P.N., Barnes, J.M. The production of malignant primary hepatic tumours in the rat by feeding dimethylnitrosamine. British Journal of Cancer, v. 10, p. 114-122, 1956.
Omar, S.A., Webb, A.J. Nitrite reduction and cardiovascular protection. Journal of Molecular and Cellular Cardiology, v. 73, p. 57-69, 2014.
Tannenbaum, S.R., Fett, D., Young, V.R., Land, P.D., Bruce, W.R. Nitrite and nitrate are formed by endogenous synthesis in the human intestine. Science, v. 200, p. 1487-1489, 1978.
Vanhatalo, A., Fulford, J., Bailey, S.J., Blackwell, J.R., Winyard, P.G., Jones, A.M. Dietary nitrate reduces muscle metabolic perturbation and improves exercise tolerance in hypoxia. Journal of Physiology, v. 589, p. 5517-5528, 2011.
Vaughan, R.A., Gannon, N.P., Carriker, C.R. Nitrate-containing beetroot enhances myocyte metabolism and mitochondrial content. Journal of Traditional Complement Medicine, 2014.


Terapia de Reposição de Testosterona

Fernando Querne mostra neste artigo o que os novos estudos apontam sobre a polêmica da testosterona. Além disso, você também confere evidências de quanto o baixo nível de testosterona pode levar à depressão.

Referências:
1.    Haring R et al. Low Serum Testosterone Levels are Associated with Increased Risk of Mortality in a Population-Based Cohort of Men Aged 20–79. Eur Heart J 2010; 31: 1494-1501.
2.    Moore A et al. Testosterone Replacement Therapy on the Natural History of Prostate Disease. Curr Urol Rep 2015; 16: 51-60.
3.    Goodman N et al. American Association of Clinical Endocrinologists and American College of Endocrinology Position Statement on the Association of Testosterone and Cardiovascular Risk. Endocr Pract 2015; 21: 1066-73.
4.    Sharma R et al. Normalization of Testosterone Level is Associated with Reduced Incidence of Myocardial Infarction and Mortality in Men. Eur Heart J 2015; 36: 2706-15.

As verdades sobre suplementação que aquele “guru” da academia não te contou

O nutricionista Rodolfo Peres é quem tira de verdade todas as dúvidas sobre suplementação nesta edição. Segundo ele, com o crescimento da indústria de suplementação alimentar, há uma infinidade de produtos disponíveis no mercado para auxiliar a dieta de pessoas com os mais diferentes objetivos. Com tanta variedade, difícil é saber quais são os suplementos mais indicados para cada caso. Na minha rotina do consultório, algumas dúvidas são bem comuns. O propósito deste artigo é apresentá-las, pois podem também ser as dúvidas de vários leitores. Confira artigo completo na revista impressa.
4 Poderosos exercícios que darão um up no seu bumbum
Neste artigo quem explica de uma forma bastante direta sobre as variações do avanço é o treinador Fernando Marques. Ele mostra porque essa opção pode ser bem mais interessante que os exercícios feitos com caneleiras, por exemplo, e ainda te mostra o que não fazer em uma sala de musculação.
Abdômen trincado
O Dr. Paulo Marchetti fala na matéria que escreveu para a MI sobre o Ab Whell Rollout, aquela espécie de roda utilizada para treinar a região abdominal. Simples e eficaz, ele explica a biomecânica aplicada a este exercício.
Street Workout – A nova e funcional pedida
Se você mora em grandes cidades, provavelmente já viu por aí algumas estações de ginástica e alongamento disponibilizadas por algumas prefeituras. Pois bem, foi pensando em ajudar você que tem uma estação dessas perto de casa ou trabalho que resolvemos trazer uma série completa de exercícios que podem ser executados nelas. 
Uma das principais tendências apontadas pelo American College of Sports Medicine  mostra que o treinamento com peso do próprio corpo está em segunda colocação entre as top 20 do Fitness que serão sucesso em 2016. Por conta disso, convidamos o  personal trainer Isaías Rodrigues para falar tudo sobre o Street Workout ou treinamento de rua, uma modalidade  que vem ganhando espaço por aqui e que pode ser realizada nas estações citadas acima. Este treinamento que já é tendência mundial possibilita fazer exercícios utilizando apenas o seu peso corporal em barras fixas, paralelas e solo.
Não perca, a série completa de exercícios está na  MI impressa. Corre para a banca!
Confira aqui onde encontrar as estações em São Paulo e Rio de Janeiro:
São Paulo
Av. Sumaré, próximo aos números 710, 1078 e 1820

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, próximo aos números 255, 835, 1200


Av. Afrânio Peixoto, próximo ao número 14


Av. Paulista, próximo ao número 1636


Rua Melo Freire, próximo ao número 1347


Av. Conde de Frontin, próximo ao número 701

Praça Marrey Junior


Av. Paulo VI, próximo ao número 2284

Praça Armando Sales de Oliveira


Praça Prof. Cardim

Rua Olimpíadas, próximo ao número 186

Parque da Aclimação


Parque Alfredo Volpi


Parque Buenos Aires


Praça Santos Coimbra

Parque do Carmo


Parque Cidade de Toronto

Parque do Ibirapuera


Parque da Independência


Parque do Povo


Parque Prefeito Mario Covas


Pq Villa Lobos 



CDC Parque Veredas II - Rua Magnólia Azul, 94


Centro Esportivo e de Lazer Tietê - Av. Santos Dumont, 843


Av. Helio Pellegrino, próximo ao número 1199


Rio de Janeiro
Recreio - 6 unidades
Barra - 9 unidades
São Conrado - 3 unidades
Leblon - 7 unidades
Ipanema - 6 unidades
Copacabana - 7 unidades
Leme - 2 unidades
Botafogo - 4 unidades
Flamengo - 2 unidades
Urca - 2 unidades
Paineiras - 3 unidades
Ilha do governador - 12 unidades

Mais sobre a ESTAÇÃO DE GINASTICA E ALONGAMENTO
Foto: Divulgação


Primeiro mobiliário urbano esportivo de ginástica e alongamento com fins de  publicidade do mundo. Este modelo teve patente requerida pela MUDE e ganhou fama na orla do Rio de Janeiro. O equipamento foi desenvolvido e preparado para todas as condições climáticas, resistindo a variações de temperatura, assim como exposição ao sol, chuva e maresia. Tem estrutura em aço inox, painel em vidro temperado, base em aço carbono galvanizado e piso em plástico reciclado.

Seu design integra diversas opções de exercícios e alongamentos para os  diferentes grupamentos musculares em um único aparelho. Este equipamento é perfeito
para áreas externas, como praias, jardins e praças, atendendo aos diversos tipos de
usuários.





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