Café verde: a mais nova aposta para o emagrecimento saudável

Conheça o produto que permite a perda de peso de forma natural e ainda ajuda no controle da diabetes




Com a chegada do verão, cada vez mais pessoas correm atrás das novidades em dietas e alimentos funcionais que ajudem a emagrecer de forma segura e natural. Especialmente após as festas de final de ano, com os exageros e as concessões que todos fazem à dieta, é muito comum que entre as principais resoluções de Ano Novo esteja o desejo de emagrecer. Quem nunca começou o ano prometendo a si mesmo começar a academia ou pôr em prática a fatídica dieta?

A boa notícia é que pesquisadores descobriram um novo aliado na luta pela boa forma, e o melhor: de maneira eficiente, natural e sem dietas radicais. O produto em questão não é nenhuma substância milagrosa nunca vista, na verdade é bem conhecido – e amado – por todos nós: o café!

A “onda” verde

O café verde não é chamado assim meramente devido ao apelo comercial do conhecido chá que também promete enxugar a silhueta. Na verdade, o nome deve-se ao processo de fabricação do produto, que ao contrário do tradicional café preto, não passa pelo processo de torrefação.

O café tradicional já é um grande aliado à saúde, porém as vantagens do consumo podem ser ainda maiores antes do processo de torra. A torrefação acontece principalmente para reduzir o característico gosto amargo do grão, porém este processo altera suas características originais e reduz o nível de algumas substâncias muito benéficas ao organismo.

Também chamado de green coffee slim, o grão do café verde apresenta maior concentração de cafeína, antioxidantes e ácido clorogênico, substâncias que podem auxiliar na perda de peso e na melhoria da saúde em geral. Saiba porquê:

Porque ajuda a emagrecer

Um fator determinante para a perda ou ganho de peso é o metabolismo. Este processo natural do corpo basicamente determina quantas calorias serão necessárias para manter as funções diárias do organismo. Uma pessoa com o metabolismo acelerado gasta mais calorias ao longo do dia e consequentemente, perde peso com maior facilidade.

O café já é conhecido como um potente termogênico – alimento que acelera o metabolismo através do processo da termogênese, devido a cafeína presente no grão. A termogênese é o processo pelo qual o organismo mantem a temperatura do corpo em equilíbrio, utilizando as fontes de energia disponíveis no corpo, aumentando a sudorese e eliminando toxinas. O grande diferencial do green coffee é que sua concentração de cafeína é muito maior em relação ao café comum, levando consequentemente a uma elevação ainda mais significativa da taxa metabólica.

A presença do ácido clorogênico beneficia a perda de peso pois faz com que o intestino absorva a glicose de forma mais lenta, levando o organismo a utilizar os estoques de gordura armazenados no corpo como forma de energia ao invés do açúcar. Este antioxidante também tem ação benéfica sobre a hipertensão e o stress, reduzindo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce.

Controle da diabetes

De acordo com Arthur Hickson, responsável pela NatureCenter, outro grande benefício do café verde é sua ação no controle da glicose: “A presença do ácido glicogênico favorece a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, além de promover a perda de peso. Diversos estudos indicam que o green coffee traz benefícios para as pessoas com Diabetes tipo 2”. 

De fato a pesquisa realizada pelo PhD em química Joe Vinson, apontou que o consumo do café verde pode melhorar os níveis de glicose de modo geral em pessoas com ou sem a doença. Este estudo foi o alvo de debate no 245° Encontro Nacional da ACS (American Chemical Society) – Sociedade Química Americana.

Mais benefícios à saúde

O uso do café verde como suplemento oferece diversas outras vantagens para saúde e estética, além do emagrecimento. Veja:
  • Cafeína: promove mais energia graças ao seu efeito estimulante; aumenta a concentração e o estado de atenção;
  • Vitamina B6: redução da celulite e melhora do aspecto geral da pele;
  • Ácido fólico: fortalece a imunidade do organismo e, em conjunto com a vitamina B6, tem efeito protetor ao sistema cardíaco;
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicérides graças ao controle da absorção da glicose;
  • Cromo: melhora o humor, ajuda no controle da compulsão por doces e carboidratos, além de aliviar os sintomas da TPM;
  • Colina: vitamina do complexo B que tem efeito benéfico sob a memória, além de agir positivamente na manutenção das fibras musculares.

Como consumir

A fama do green coffee slim já fez adeptos entre as celebridades e estrelas de Hollywood, as cantoras pop Katy Perry e Jennifer Lopez, além da atriz Demi Moore fazem uso de pílulas de extrato do café verde para controle do peso. Além de facilitar a inclusão na dieta, a adoção do produto em forma de cápsulas é a maneira mais prática de ingestão do suplemento.

Já é possível encontrar diversas formas do café verde no mercado. Sua administração varia de acordo com as orientações de cada fabricante, mas no geral, a recomendação é ingerir duas pílulas antes das refeições juntamente com água ou outra bebida leve.

Graças ao efeito da cafeína, o consumo do green coffee antes dos exercícios aumenta o aproveitamento e rendimento nos exercícios físicos. É recomendado ingeri-lo durante o dia, pois seu efeito estimulante pode prejudicar o sono.

Saúde em primeiro lugar

Quando se trata de emagrecimento é evidente que existem inúmeros produtos no mercado que prometem milagres, por isso é essencial pesquisar e buscar os produtos mais confiáveis e ter em mente que nenhuma fórmula é mágica. A maneira mais eficiente de perder peso de forma definitiva é adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente, e porque não, contar com a ajuda do green coffee slim para facilitar o processo?

Porém, como todo suplemento, é altamente recomendável administrá-lo sob supervisão médica. É importante saber que apesar de ser um suplemento natural, é contra indicado em alguns casos como: hipertensão, insônia, hipertireoidismo, problemas gastro-intestinais, hepáticos, gestantes e nutrizes. Assim como no caso do café tradicional, o consumo elevado de caféina pode ser nocivo sob essas condições. 

Fontes:

http://mundoconectado.net/bem-estar/saude/cafe-verde-e-eficaz-na-perda-de-peso-e-no-controle-da-diabetes/

http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/cafe-verde-e-a-nova-moda-para-emagrecer-20120424.html?question=0
http://saude.terra.com.br/dietas/extrato-de-cafe-verde-e-novo-aliado-na-perda-de-peso-conheca,c855ad9a41e21410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
http://boaforma.uol.com.br/noticias/efe/2012/03/27/consumir-graos-de-cafe-verde-ajuda-perder-peso-diz-estudo.htm
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/10/pesquisa-mostra-que-apenas-o-cheiro-do-cafe-pode-trazer-beneficios-saude.html
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17298-suplemento-de-cafe-verde-ajuda-a-queimar-gordura-e-emagrecer
http://www.diabeticool.com/mais-um-alimento-antidiabetico-poderoso-graos-de-cafe-verde/
http://www.thestatesman.com/news/life-style/here-comes-green-coffee-for-super-health/115750.html
http://indiatoday.intoday.in/story/health-benefits-of-green-coffe-or-parbaked-coffee-beans-which-is-actually-a-flour/1/567555.html
http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/158/166
http://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/newsreleases/2013/april/new-evidence-that-natural-substances-in-green-coffee-beans-help-control-blood-sugar-levels.html
http://www.femalefirst.co.uk/health/weight-loss-supplement-282629.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para uma ceia de Natal mais saudável

Qual a melhor forma de substituir o açúcar na dieta