Os dez pecados da higiene oral

Descubra os erros mais comuns na hora de cuidar dos dentes

Manter os dentes bonitos e saudáveis é tarefa de praxe no dia a dia. Porém, por não possuir conhecimento ou acreditar em mitos, muitas pessoas cometem erros primários, desde a seleção da escova dental incorreta, escolha do momento inadequado para escovar os dentes ou até mesmo o uso indiscriminado do enxaguatório oral. Por esse motivo, o Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da UNIBAN Anhanguera, Dr. Hugo Lewgoy, destaca os dez principais erros que podem compremeter de forma incisiva o sorriso e a saúde oral. Confira:

1. Utilizar uma escova com cerdas duras - Ao longo do tempo as cerdas duras provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival. Portanto, deve-se priorizar uma escova ultramacia e com grande quantidade de cerdas para alcançar a máxima eficiência sem machucar.

2. Utilizar uma força ou carga exagerada durante a escovação - O ato da escovação deve ser realizado sem o emprego de força. A "técnica de Bass", por exemplo, recomenda que a escova seja apoiada suavemente sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com a metade das cerdas recobrindo a superfície dental e a outra metade recobrindo a gengiva.

3. Utilizar escovas velhas e desgastadas - O consumo de escovas dentais no Brasil é muito baixo. A média por habitante gira em torno de uma escova a cada um ano e meio. O ideal é que a escova dental seja trocada no máximo a cada dois meses.

4. Escovar os dentes com uma frequência exagerada - O hábito de escovar os dentes é fundamental, porém, a escovação excessiva também pode acabar prejudicando ao invés de ajudar. O importante é a qualidade e não a quantidade. Três vezes ao dia é o suficiente.

5. Escovar os dentes com uma grande quantidade de creme dental - Deve-se utilizar pouca quantidade de pasta, pois, o que promove a desorganização da chamada placa dental, placa bacteriana ou biofilme oral, é a escova e não a pasta ou gel dental. O creme dental aplicado sobre as cerdas da escova deve ser do tamanho de uma ervilha e inserido no meio das cerdas para evitar que seja deglutido facilmente.

6. Escovar os dentes com uma pasta de dentes abrasiva - O creme dental abrasivo e que faz muita espuma deve sempre ser evitado. A utilização de cremes dentais abrasivos e escovas duras provocam um fenômeno chamado hipersensibilidade dental e a necessidade do consumo de cremes dentais dessensibilizantes.

7. Escovar os dentes imediatamente após as refeições - Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas. Apesar de ser um assunto polêmico, do ponto de vista teórico, o ideal seria realizar a escovação antes das refeições e não após, pois, a função da escovação é desorganizar o biofilme oral e não remover restos de alimentos. Após as refeições é importante fazer a remoção dos detritos alimentares que ficam presos entre os dentes com o fio dental. Outra dica importante é evitar alimentos açucarados, principalmente nos intervalos entre as refeições.

8. Fazer bochechos com água quando não há tempo de escovar os dentes - Cuidado, pois a água também pode ter um pH ácido e atrapalhar o trabalho da saliva. A manutenção de um pH oral neutro através de um processo chamado tamponamento salivar é uma proteção natural do organismo humano, porém, este processo não é imediato e demora de trinta minutos a duas horas para ocorrer.

9. Esquecer de escovar a região entre os dentes - As cáries e doenças gengivais normalmente iniciam nestes locais. Portanto, a escova interdental Prime é fundamental, pelo menos uma vez ao dia, para desorganizar o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes.

10. Utilizar enxaguatórios orais de forma indiscriminada - Muitas vezes, o enxaguatório é utilizado pela sensação de "hálito puro e refrescante", porém, uma boa higienização é uma forma muito mais efetiva e natural de se alcançar a saúde oral. Os enxaguatórios devem ser utilizados sempre com orientação profissional e nunca devemos procurar o caminho da automedicação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro