Chocolate amargo previne cáries, sabia?




Propriedade anticariogênica presente no cacau evita mal causado para a saúde bucal

 Que o chocolate é delicioso e possui diversos benefícios para a saúde e bem-estar, todo mundo já sabe. Mas além de todas essas qualidades, ele tem outra propriedade muito importante e curiosa: a anticariogênica. Isso quer dizer que ele previne o aparecimento de cáries.

Apesar de sua composição conter açúcar, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da cárie, o chocolate possui flavonoides benéficos que inibem sua ocorrência. A substância chamada teobromina, presente em maior quantidade no chocolate com teor de 80% de cacau, elimina o Streptococcus mutans, bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.

“A teobromina é responsável pelo sabor amargo presente no chocolate preto e, por ser encontrada em grande quantidade, essa propriedade acaba sendo eficaz na prevenção da cárie bucal” explica a dra. Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB .

Outro ponto lembrado pela nutricionista é sobre o consumo do chocolate em conjunto com outros alimentos. “Para que a teobromina faça algum efeito e elimine a bactéria presente na boca, o chocolate deve ser consumido sozinho, caso contrário, a cárie pode ocorrer”, afirma a nutricionista, que ainda lembra que o chocolate não substitui a escova de dente.  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro