5 receitas de bolos com fibras e seus benefícios para a saúde


 Importantes em qualquer dieta saudável, as fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ajudam na manutenção e perda de peso. Veja como transformar um calórico bolo em um doce nutritivo.

 bolo_banana_fibra.jpg

 Bolos são o acompanhamento perfeito para um café ou chá e há quem não abra mão de uma fatia no lanche da tarde ou até mesmo após o almoço. Porém, o padrão alimentar do mundo moderno e suas facilidades fazem com que os bolos "de caixinha" ocupem o lugar daqueles caseiros e feitos com ingredientes mais saudáveis, como as fibras. 

"Não é difícil incluirmos fibras na alimentação. É possível acrescentá-la às receitas do dia a dia, seja em um suco, uma sopa e até mesmo no bolo que comemos no café ou à tarde, ensina Cristiane Spricigo, nutricionista e consultora de Livina Fibras, da MIP Brasil Farma. 

A especialista explica que alimentos industrializados, ricos em lipídeos, gordura trans e farinha branca, têm baixas doses de fibras, uma substância importantíssima para o bom funcionamento do organismo. "Cada vez mais há associação entre o baixo consumo de fibras e diversos problemas, desde a constipação intestinal, até doença diverticular, obesidade, intolerância à glicose, dislipidemias, doenças cardiovasculares e outras", alerta.

As principais funções das fibras estão na melhoria do funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue, além de facilitarem a digestão e promoverem sensação de saciedade, o que ajuda no emagrecimento.

Portanto, o consumo de fibras é essencial em uma dieta equilibrada e precisa estar presente. "Mesmo que para isso seja necessária a ajuda dos suplementos, que estão no mercado justamente para facilitar a vida de quem não tem tempo de ir para a cozinha preparar os próprios alimentos", sugere. Um desses suplementos é Livina Fibras, que supre 70% da necessidade diária de fibras solúveis – basta a ingestão de 2 gominhas por dia.

Abaixo, veja 5 receitas de bolos tradicionais com fibras que podem transformar o café da manhã em uma refeição mais nutritiva

Bolo de limão com nozes  
1 xícara de farinha de coco + 1 xícara de farelo de aveia
3 claras em neve + 1 gema 
1 banana bem madura
1 xícara de adoçante forno e fogão
2 colheres de sopa de óleo de coco
3 limões espremidos
2 colheres de sopa de fermento e nozes picadas à gosto. 
Semente de linhaça dourada para decorar

MODO DE PREPARO:
Bater as claras em neve e reservar. Em seguida, bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto o fermento. Em seguida, acrescentar as claras e o fermento, mexendo delicadamente. Untar a forma com óleo de coco e farinha de coco. Finalize com raspas de limão, nozes se semente de linhaça dourada. Deixar aproximadamente 25 minutos no forno a 180 graus.  

Bolo de banana com aveia 
5 bananas prata 
1 ½ xícara de aveia em flocos grossos
½ xícara de farinha de linhaça ou linhaça triturada
1 xícara de açúcar mascavo 
3 ovos 
3 colheres de sopa de óleo de coco 
1 colher de sobremesa de fermento em pó 
Canela a gosto

MODO DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente o fermento e volte a bater. Utilize forminhas para muffin ou para bolo rasa. Preaqueça o forno a 180º e deixe por 30 minutos.
Sugestão: pode adicionar castanhas, linhaça dourada moída ou passas. 

Bolinho de coco 
1 xícara de farinha de coco
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de chia ou linhaça ou os grãos triturados
1 xícara de açúcar demerara
1 ½ xícara de leite de coco 
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos
25g de coco ralado

MODO DE PREPARO:
Misture os ingredientes secos, depois os molhados e por último o fermento. Coloque a mistura em forminhas de silicone e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar.  

Bolinho de Laranja com linhaça dourada  
2 ovos
½ laranja espremida
¼  xícara de óleo de coco
1 xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de farinha de linhaça dourada
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 castanhas do Pará picadas

MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador os ovos, a laranja e o óleo de coco. Junte os demais ingredientes, exceto as castanhas. Coloque nas forminhas de silicone e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar. Acrescente as castanhas para decorar e salpique sementes de linhaça dourada. 

Bolo de caneca de maçã com coco 
1 maçã pequena ralada sem casca
1 colher de sopa de aveia em flocos 
1 colher de sobremesa de manteiga ghee ou óleo de coco 
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de açúcar demerara ou açúcar de coco
Canela a gosto

MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes em uma caneca jogue chia por cima ou linhaça e coloque no micro-ondas por 3 minutos. Depois de pronto polvilhe canela. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gosta de abacaxi? Saiba quais são os benefícios da fruta para o organismo

A vida pede atitude. Movimente-se