5 MANDAMENTOS PARA PREVENIR GRIPES E RESFRIADOS

                                      Realizar a lavagem nasal diariamente e evitar levar às mãos ao rosto após o contato com superfícies de locais públicos, são medidas que ajudam a prevenir gripes e resfriados

Ser acometido por uma gripe ou resfriado é algo que pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer estação do ano. Porém, no outono e no inverno as incidências são mais frequentes devido à queda de temperatura e ao ar seco. Além disso, o fato das pessoas permanecerem por longos períodos em ambientes fechados também favorece a transmissão destas doenças.

De acordo com a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason, o clima mais frio, associado à baixa umidade do ar, afeta as mucosas do aparelho respiratório, provocando o ressecamento das mesmas. “A hidratação adequada da mucosa nasal é importante para as defesas naturais do nariz. O ar seco e frio do inverno, eleva as chances de infecções respiratórias, como gripes e resfriados”, esclarece.

Ambas as doenças podem ser transmitidas por meio do contato direto entre as pessoas. Ou seja, por meio das gotículas de saliva que são expelidas ao falar, tossir ou espirrar. “Portanto, evite ao máximo permanecer por muito tempo em locais fechados ou que apresentem aglomeração excessiva de pessoas. Nestas condições, a transmissão dos vírus da gripe e resfriados ocorre com maior facilidade”, orienta Dra. Talita.

PREVINA-SE!
Algumas medidas são importantes para evitar infecções respiratórias. Confira os 5 mandamentos para a prevenção de gripes e resfriados, sugeridos pela médica:

1. Lave as mãos com regularidade:
Higienizar as mãos com água e sabão é uma medida importante para evitar a contaminação pelo vírus da gripe ou do resfriado. “Evite também coçar os olhos ou levar as mãos à boca e ao nariz após tocar em superfícies de locais públicos ou após um simples aperto de mãos”, alerta a médica.

2. Mantenha o ambiente de convivência limpo:
Faça a limpeza de todas as superfícies da casa ou do ambiente de trabalho regularmente, evitando assim a disseminação de microrganismos. Para isso, uma solução simples de água e sabão é suficiente.

3. Cuide do cardápio
Seguir uma dieta balanceada no dia a dia auxilia na manutenção do equilíbrio do organismo. As frutas e verduras são, em geral, ricas em vitaminas que ajudam o sistema imunológico a exercer sua função.

4. Beba bastante líquido
A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é o consumo de, no mínimo, 2 litros de água diariamente. O hábito ajuda a manter o corpo hidratado e evita o aparecimento de doenças em geral.

5. Cuide da limpeza nasal
Faça a lavagem nasal todos os dias. Essa medida é importante, pois proporciona a remoção do excesso de muco, de “irritantes” e microrganismos, favorecendo a defesa natural da mucosa do nariz. Para isso, utilize uma solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais. Vale ressaltar que a lavagem nasal não tem restrição de idade e pode ser feita regularmente.

Se o paciente já se encontra resfriado, recomenda-se repouso, intensificação da lavagem nasal com solução salina e procurar um médico, se necessário. Em alguns casos, os medicamentos contendo associações de anti-histamínicos e descongestionantes sistêmicos, como omaleato de bronfeniramina com cloridrato de fenilefrina, auxiliam na redução dos sintomas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro