Doença de Parkinson: Sintomas, causas e tratamentos


Comum entre os idosos, o Parkinson também pode aparecer precocemente por volta dos 40 anos de idade

A doença de Parkinson, conhecida por comprometer a capacidade de se movimentar ou locomover de muitos idosos, é uma doença neurológica, crônica e progressiva que atinge o sistema nervoso central. Sua causa está na morte de células do cérebro, principalmente da região da substância negra, que produz dopamina, um neurotransmissor responsável pelo controle dos movimentos.

    Apesar de mais comum em uma faixa etária avançada – acima de 60 anos – o Parkinson também pode aparecer precocemente por volta dos 40 anos de idade. Por isso, é importante saber detectar os primeiros sinais da doença e procurar um médico assim que houver suspeita.

   “No início, o paciente pode queixar-se de sensação de cansaço, principalmente ao final do dia, marcha mais lenta, maior tempo para executar tarefas do dia a dia, comprometimento da escrita ou surgimento de tremores. Alguns pacientes podem apresentar, antes das manifestações motoras, quadros de depressão, distúrbios do sono e alteração do olfato”, explica a neurologista Roberta Saba.

  A especialista revela que, para ser diagnosticado com a doença de Parkinson, é obrigatória a presença de bradicinesia (lentidão do movimento), pois, embora o tremor seja o sintoma mais associado ao Parkinson, não são todos os pacientes que o manifestam. Já a lentidão dos movimentos e rigidez estão presentes em todos os casos.

   No entanto, com o avanço dos tratamentos para a doença de Parkinson, hoje é possível manter a rotina de trabalho e lazer. “Não existe cura, mas há tratamento eficaz para o controle dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Há o tratamento medicamentoso e não medicamentoso e a associação dos dois deve ser considerada sempre. 

   O tratamento não medicamentoso é feito através da fisioterapia, fonoterapia e, se necessário, acompanhamento psicológico” comentou a Dra. Roberta. Já o tratamento medicamentoso é realizado por meio de fármacos que auxiliam na melhora dos sintomas motores parkinsonianos. Segundo a especialista, a escolha do medicamento depende da fase da doença, se inicial, intermediária ou avançada, assim como da idade do paciente e atividades diárias e profissionais destes indivíduos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro