Receita: Sopa para aquecer o inverno sem ganhar peso


Dica de sopa saborosa e nutritiva sem pesar na balança

     O inverno vem acompanhado do frio e daquela vontade insaciável de comer petiscos que só nos fazem engordar. Ainda mais se estivermos embaixo das cobertas e assistindo um bom filme. “Nessa época do ano o metabolismo corporal fica mais acelerado, pois necessita produzir maior quantidade de calor, a fim de manter a temperatura do corpo. Além disso, algumas pessoas têm tendência a se sentirem deprimidas em função da diminuição na produção de serotonina, o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Consequentemente acabam exagerando em alimentos mais calóricos, fazendo com que se engorde além da média.”, explica a nutricionista credenciada da Paraná Clínicas, Dagmarcia Tumeo.

   Dagmarcia indica as sopas surgem como alternativa para as guloseimas e para a necessidade do nosso corpo ficar aquecido. Mas a nutricionista alerta que é preciso ter cuidado com as calorias da sopa. “Preparações quentes como caldos e sopas de legumes, chás, frutas assadas e legumes cozidos podem ser consumidas, pois aliviam a fome e aquecem o corpo. O ideal é a preferência pelas sopas de legumes, folhas, acrescidas ou não de fibras (gergelim, semente de linhaça, farelo de aveia ou farinha de banana verde). Mas é necessário ter cuidado com ingredientes como creme de leite ou massas, pois aumentam muito o teor de gordura e calorias da preparação. Também é preferível usar alimentos frescos, “in natura” e evitar as opções prontas ou desidratadas pelo excesso de conservantes e sódio.”, cita.

    Além dos ingredientes presentes na sopa é preciso ficar atento aos acompanhamentos como as fatias de pão, torradinhas ou croutons e queijos. Estes ingredientes encorpam a receita e a tornam mais um peso - principalmente na balança.

   Para ajudar a evitar o ganho de peso e ainda aquecer a alma neste inverno, a nutricionista dá uma dica de sopa com menos de 170 calorias.

Sopa de inhame com espinafre

Ingredientes

5 inhames médios sem casca
1 colher (café) de gengibre ralado
1 cebola média picada
2 dentes de alho
1 xícara (chá) de espinafre picado
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada
200 ml de água
1 colher (chá) de tomilho e alecrim triturados
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Refogue o alho e a cebola em panela antiaderente.
Junte o inhame e a farinha de linhaça.
Tempere com pimenta-do-reino a gosto.
Acrescente a água.
Ao levantar fervura, coloque o gengibre.
Quando o inhame estiver macio, amasse-o com a concha.
Adicione o espinafre e ferva por mais dois minutos, até as folhas amolecerem.


Sirva no prato e acrescente o tomilho e alecrim triturados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro