Excesso ou falta de peso podem provocar dores nas costas



Especialista  diz que extremos no Índice de Massa Corporal (IMC) deixam estruturas vertebrais vulneráveis a dores


        Pesquisas recentes mostram o que os médicos observam diariamente no consultório, que o sobrepeso das pessoas sobrecarrega a coluna vertebral e gera alterações posturais. Segundo o fisiatra intervencionista do Spine Center, Daniel Pimentel, a sobrecarga da coluna, com o excesso de peso, causam um desgaste das estruturas e, conseqüentemente, a dor.

      Um estudo de Stanford*  mostrou que a porcentagem de dor nas costas na população de peso normal é de 2,9%, em sobrepeso 5,2%, em obesos 7,7% e em obesos mórbidos é 11,6%. “Neste levantamento notamos claramente a influência do peso sobre as estruturas vertebrais”, observa o fisiatra.

     Recentemente, uma avaliação** feita com 1,2 milhões de pessoas nos EUA chegou a conclusão de que a obesidade aumenta 6 vezes o risco de se ter dor nas costas. “Os dados científicos comprovam cada vez mais o que especialistas notam nos consultórios”, diz Pimentel.

    Para Daniel,  assim como o alto Índice de Massa Corpórea (IMC) reflete nas estruturas da coluna, o inverso também acontece. “Pessoas muito magras têm mais predisposição a desenvolverem osteoporose, que pode levar a fraturas. O fato de não terem massa muscular suficiente para proteger a coluna e absorver o impacto, também pode ser um outro fator que faz com que as estruturas fiquem mais vulneráveis e sujeitas a dor”, explica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro