Dor lombar



Problemas de saúde afetam 95% da população mundial

 Estudo recente publicado na The Lancet  constatou que 95% da população mundial tem problema de saúde e um terço possui mais que 5 problemas ao mesmo tempo. Durante 23 anos (1990-2013) foi avaliado o impacto de 301 doenças em 188 países. “Este resultado é alarmante, pois só 5% da população mundial relatou não ter problema”, diz o fisiatra do Spine Center Daniel Pimentel.
     Liderando o ranking das doenças mais incapacitantes do mundo, está a dor lombar e, em segundo lugar, a depressão. ”Existem estudos  que dizem que a depressão aumenta 5,5 vezes as chances de uma pessoa ter dor nas costas”, explica Daniel.
   A dor cervical (pescoço) aparece em quarto lugar das patologias com maior impacto. Problemas na coluna vertebral, associadas a distúrbios mentais (depressão e ansiedade) e de substâncias(álcool e drogas), são responsáveis por quase metade da incapacidade relacionada a falta de saúde mundial.
  Para o especialista, a pesquisa reflete bem a atual situação de saúde mundial de envelhecimento da população e, conseqüentemente, um desgaste natural do organismo  com a idade. “É um grande alerta para  nos preocuparmos em envelhecer com qualidade de vida. Não adianta somente adicionar anos de vida sem adicionar vida aos anos”, reflete.
   Outra conclusão dos pesquisadores, é de que a população, vivendo cada vez mais seja por hábitos saudáveis ou por tratamentos mais eficazes para doenças potencialmente fatais, faz com que aumente a longevidade. “Com o aumento da expectativa de vida há um maior aparecimento de doenças crônicas e suas sequelas, sobrecarregando cada vez mais o sistema de saúde no mundo”, conclui o fisiatra.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro