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quarta-feira, 13 de maio de 2015

Musculação para todas as idades



            Estudos mostram que após os 30 anos de idade o ser humano acusa uma diminuição natural de massa muscular, mas, com a prática da musculação, é possível recuperar até 60% dessa perda. “Com um ano de treino, uma pessoa de 50 anos de idade pode repor força muscular que começou a perder aos 30 anos”, afirma Adelino Vieira, educador físico do Centro de Qualidade de Vida (CQV).
                Segundo o especialista, o aumento da capacidade e força para as tarefas diárias ameniza esforços cardíacos e musculares, prevenindo dores e distensões. “Até uma simples caminhada requer musculatura forte para evitar acidente de percurso”, explica. Para ter maior eficiência e segurança, porém, ele recomenda que haja uma adequação ao grau do movimento, respeitando-se o conforto articular “Desta forma a musculação consegue reverter muito dos efeitos indesejáveis no envelhecimento sedentário e auxilia na fisioterapia, diminuindo sintomas causados por doenças que limitam movimentos normais das articulações e que causam dores”, completa. 

Para idosos:
           De acordo com o também educador físico do CQV, Rodrigo Poli, a musculação é um excelente promotor de saúde para idosos, pois é uma atividade eficiente e segura.  “Estudos realizados comprovam o efeito da musculação para o aumento de força e equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade. Ela também reduz riscos de quedas e dores nas articulações e melhora o controle de doenças crônicas”, diz ele, lembrando que para atingir esses níveis de eficiência e segurança é recomendado praticar musculação com equipamentos adequados e específicos, que atendam as particularidades de cada indivíduo e respeitem os limites físicos dos alunos.
Entretanto, é importante ficar claro que o que faz bem pode se tornar um vilão se certos cuidados não forem tomados, por isso, é importante que antes de prescrito um programa de treinamento algumas avaliações médicas especificas sejam feitas. “Deverão ser levantados dados de acidentes médicos para extinguir qualquer tipo de risco. Desta forma pode-se dar início a avaliação física e funcional sendo um excelente parâmetro para identificar em que situação o idoso se encontra em mobilidade, equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e flexibilidade. Relatos das atividades diárias como tarefas domésticas, banhos e alimentação também são importantes para classificação dos níveis de aptidão física e funcional”, avisa Rodrigo. 

Prevenção de doenças crônicas:
              A musculação, que é conhecida como a atividade física que mais promove o aumento de força e massa muscular, também contribui para reduzir diversos fatores de risco para a saúde cardiovascular. As doenças que afetam a saúde coração como diabetes, obesidade e hipertensão estão diretamente relacionadas à qualidade de vida das pessoas.
A redução da massa muscular produzida pelo envelhecimento ou por falta de atividades leva a um alto índice de desenvolvimento dessas doenças.  Com o ganho de força e de massa muscular, o coração passa a sofrer menor sobrecarga cardíaca com esforços do dia a dia. Vale lembrar que o aumento indesejado de frequência cardíaca e de pressão artéria em pessoas com uma dessas doenças pode ocasionar um acidente cardiovascular. 
Os piores sintomas da obesidade e do diabetes, como o aumento de peso e a presença de açúcar no sangue, são utilizados como uma fonte de energia a ser gasta durante as atividades físicas que visam a manutenção da massa muscular adquirida, diminuindo assim o agravamento dessas doenças.
             Rodrigo Poli também alerta que exames médicos e físicos são essenciais antes de começar qualquer atividade e, em casos de hipertensão, as pessoas devem estar com a medicação controlada. Durante os exercícios é importante, ainda, que o profissional verifique periodicamente a pressão arterial do aluno, garantindo assim maior segurança e eficiência.

Para doenças reumáticas:
              A médica reumatalogista do CQV Dra. Tatiana Molinas Hassegawa afirma que musculação oferece fortalecimento das articulações afetadas, ajudando a manter o tônus da musculatura ao redor da articulação inflamada e essa musculatura deve ser preparada gradualmente para ganhar força para evitar dor e limitação funcional nas atividades diárias.
         “O exercício hoje é visto como a terapia complementar mais importante para diversas doenças: lombalgia (dor nas costas), tendinites, artrites, artroses, fibromialgia, osteopenia, osteoporose, lúpus, miopatias, espondilites, e inúmeras outras. Há muitos trabalhos na literatura médica comprovando o ganho de força muscular, o aumento da amplitude de movimento, o ganho de massa magra, da massa muscular e diminuição de quedas e fraturas, através do aumento do equilíbrio, propriocepção e marcha depois dos exercícios. O paciente se torna mais ativo, mais condicionado, independente, autoconfiante e aprende a enfrentar melhor a sua doença, melhorando seu estado físico e emocional perante todas as relações do dia-a-dia”, explica.
          Segundo Tatiana praticar os exercícios antes, durante e depois da fase inflamatória, é fundamental para o prognóstico da doença e diz que, em média, em 16 semanas os benefícios da atividade física já aparecem.
            No entanto, ela alerta que as pessoas que praticam musculação sem orientação profissional têm mais risco de desgastar as articulações “ocorre uma sobrecarga mecânica na articulação caso a paciente exagere no peso”, afirma a médica completando que, geralmente, as articulações mais prejudicadas diante desse exagero são os joelhos e a coluna lombar.

Academias:

        Existem academias próprias para idosos e portadores de doenças crônicas praticarem exercícios físicos com segurança. Conhecidas como médicas ou terapeutas elas tem todas as atividades acompanhadas por profissionais treinados para atender aqueles que necessitam de uma supervisão mais próxima. Além disso, possuem uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, educadores físicos, fora os aparelhos diferenciados, pois não utilizam polia e cabo de aço como nas academias tradicionais, e sim, braços de alavanca com angulação, que se adaptam as necessidades de cada paciente e previnem sobrecargas excessivas nas articulações. Essa é a essência do Centro de Qualidade de Vida – CQV.

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