10 dicas para evitar gripes e resfriados


Professor do curso de Medicina da UNIFRAN explica as causas e prevenção


         Essa época de outono e inverno, quando o clima fica cada vez mais frio e seco, começam a surgir as doenças próprias destas estações do ano, principalmente a gripe e o resfriado. Estas doenças, apesar de serem muito confundidas pela semelhança dos sintomas, são distintas e causadas por vírus diferentes. Atacam predominantemente o sistema respiratório das pessoas e podem se manifestar com alguns sintomas como: mal estar geral, perda do apetite, irritação na garganta, coriza, tosse com ou sem catarro, espirros, febre, dor de cabeça e no corpo.

        É importante lembrar que nem sempre todos estes sintomas ocorrem juntos, e que a intensidade destes varia de uma pessoa para outra. A transmissão é feita através de gotículas de saliva e secreções respiratórias da pessoa doente ao falar, tossir ou espirrar e por contato direto, principalmente quando a higiene das mãos é negligenciada.

        “A prevenção é, de longe, a melhor forma de evitar o contágio e as possíveis complicações destas viroses”, explica o professor Lucas Macedo, do curso de Medicina da Universidade de Franca (UNIFRAN). Ele separou 10 dicas para passar por este período do ano com a saúde em dia:

 1. Manter uma alimentação saudável e equilibrada. A não ser que exista indicação médica não faça uso de vitaminas por conta própria. É melhor e mais barato investir na alimentação correta.
2. Hidratação vigorosa com bebidas saudáveis é fundamental.
3. Pratique atividade física regular.
4. Descanse e tenha boas noites de sono. Em conjunto com as medidas acima, este hábito também fortalecerá o sistema de defesa do seu organismo.
5. Se você já é portador de alguma doença, principalmente as que afetam o pulmão, coração e a diabetes deve-se mantê-las controladas e com acompanhamento regular do seu médico.
6. Cheque sua carteirinha de vacinação. Ela deve estar sempre em dia. Lembre-se que todo ano há campanha de vacinação contra a gripe. Vá ao Posto de Saúde mais perto de sua casa e confira se você deve recebê-la.
7. Reconheça os primeiros sintomas de gripe ou resfriado, procure seu médico rapidamente para que seja iniciado o tratamento adequado.
8. Lave sempre as mãos! É a medida mais eficaz para evitar a transmissão destas doenças. 
9. Ao tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com as mãos ou lenço. Depois não se esqueça de lavá-las! Evite uso conjunto de copos, talheres e toalhas.
10. Evite ambientes fechados e aglomerações, muito comuns em dias frios. Deixe sua casa e seu ambiente de trabalho sempre arejado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro