Instagram

Seguir por Email

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Por que meus joelhos fazem barulho quando eu agacho?




A crepitação é extremamente comum, pois nossas articulações fazem muito barulho


  Aquele barulho vindo de seus joelhos quando você se agacha, pode ser enervante ou preocupante... “Mas se não for acompanhado por dor, desconforto ou inchaço, não há necessidade de se preocupar com isso”, afirma o ortopedista Caio Gonçalves de Souza - médico do Hospital das Clínicas de São Paulo.

  Segundo o ortopedista,  “o som de estalo que você ouve é conhecido como crepitação. Em alguns casos, isto não é nada mais que bolhas de gás aparecendo em suas articulações. Isto ocorre quando nós estalamos os dedos das mãos também. Depois de uma ou duas vezes, não há mais bolhas para se formar e os dedos param de estalar por algum tempo, até novas bolhas conseguirem se formar”, explica.

  Isto também pode ser resultado da diminuição da espessura da cartilagem, principalmente nos joelhos. Esta cartilagem reveste as extremidades dos ossos, e com o passar do tempo vão perdendo água e afinando. Com isto, as articulações vão perdendo a suavidade, fazendo com que ossos e tecidos criem um pequeno atrito quando você dobra as pernas. “A crepitação é extremamente comum, pois nossas articulações costumam fazer muito barulho”, explica o médico.

  Caio Souza diz que em relação à crepitação nas articulações, as questões mais importantes são, “em primeiro lugar e acima de tudo: existe dor ou inchaço? Em segundo lugar, o ruído é associado com o bloqueio dos joelhos ou a perda de mobilidade dele? Caso não haja dor ou perda de movimento, não é algo que deva preocupar a pessoa. Porém, caso ocorra dor ou limitação articular, a pessoa deve procurar um médico. Se você tem uma lesão no menisco, por exemplo, a crepitação pode estar associada ao bloqueio do joelho”.

  Segundo o médico, que também é professor de Ortopedia na Faculdade de Medicina da Uninove, “se há trituração ou moagem quando você executa um agachamento e é muito doloroso, o problema pode estar associado com a artrose. Qualquer um desses sintomas seria uma boa razão para ver um especialista em Ortopedia. Mas o estalo, por si só, sem dor ou outros sintomas, pode ser inócuo”, explica.

  Em outra hipótese, “se o ruído ocorre durante exercícios de agachamento na academia, pode ser porque você está se abaixando demais. Um grande movimento de agachamento onde seus quadris ficam abaixo dos joelhos pode colocar uma pressão excessiva sobre as articulações. Quando você faz um agachamento desta maneira, você coloca quase oito vezes o peso do seu corpo na sua patela (o osso da frente do joelho).   E então, quando você adiciona uma barra com ou sem peso em cima disso, as articulações e os tecidos ao redor do joelho acabam sendo muito exigidos", explica o ortopedista.
  Caio Souza avisa que “esses exercícios só devem ser feitos por quem está muito bem condicionado e sob a orientação de um bom educador físico, caso contrário irão levar a lesões nos joelhos”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário