BOMBEIROS TREINAM SURFISTAS NA TERCEIRA EDIÇÃO DO SALVA SURF MANTECORP

Ação tem como objetivo instruir surfistas com técnicas de autoproteção e de auxílio para salvamentos no mar, além de contribuir com a redução do número de afogamentos

A Mantecorp, em parceria com o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros - Salvamar Paulista realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Salva Surf Mantecorp. A ação tem como objetivo instruir surfistas com técnicas de autoproteção e de auxílio para salvamentos no mar, além de contribuir com a redução do número de afogamentos no litoral paulista durante a temporada de verão. Em 2010, o projeto capacitou mais de 300 surfistas nas oito etapas realizadas. Nesse ano, o evento percorrerá nove praias do litoral paulista.

A edição 2011 do Salva Surf Mantecorp terá início na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no dia 29 de janeiro. O projeto também percorrerá as areias de São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, entre os meses de fevereiro e março.

Segundo o Capitão Maurício Biloti Machado Cunha, do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o projeto ajuda a auxiliar o trabalho dos guarda-vidas, que aumenta consideravelmente com a chegada das férias. “O surfista preparado torna-se um grande aliado dos guarda-vidas, pois, como está familiarizado com o mar e passa boa parte do tempo dentro da água, tem boas chances de prestar socorro ou mesmo auxiliar no salvamento”, destaca o Capitão.

O treinamento

No treinamento, os instrutores ensinam as principais técnicas de autoproteção, auxílio ao salvamento no mar e reanimação de afogados. De acordo com o Capitão Maurício, uma das técnicas é utilizar a própria prancha como ferramenta segura no socorro de uma vítima de afogamento. “A prancha, quando utilizada de forma correta, é fundamental no resgate e transporte da vítima até um local seguro”, destaca.

Os alunos também aprendem a reconhecer vítimas em risco de afogamento, fazer a abordagem correta, além de procedimentos de primeiros socorros, como respiração artificial e massagem cardíaca externa. “Ao vivenciar essas técnicas, o surfista sente-se mais seguro para prestar socorro no mar durante a espera de ajuda especializada”, conclui o capitão.

Para o Major Smicelato, também integrante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o equilíbrio emocional associado à técnica é crucial na hora do salvamento de uma vítima de afogamento. “Esse equilíbrio é fundamental, especialmente no mar, onde o ambiente pode ser hostil até mesmo para quem está acostumado a ele, como os surfistas. Quanto mais pessoas estiverem preparadas para agir adequadamente dentro e fora da água, mais vidas serão preservadas”, complementa o Major.

Inscrições

As inscrições dos interessados serão realizadas por promotores do projeto, que estarão disponíveis nos locais indicados (programação abaixo), uma hora antes do início de cada treinamento. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Somente para maiores de 18 anos.

Ao final de cada treinamento, os inscritos receberão certificado de participação do Corpo de Bombeiros e um kit exclusivo com parafina, lycra e protetor solar Episol.

Todos os inscritos ainda terão a chance de concorrer ao sorteio de duas pranchas. Os sorteios serão realizados após o término do último treinamento, em Peruíbe, e a divulgação dos ganhadores será feita no hotsite do projeto: http://www.mantecorp.com/salvasurf.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas de alimentação para 2017

Por que minhas dietas não funcionam?