Aldeia da Serra faz campanha para atrair doadores de medula

 

A Associação da Medula Óssea (AMEO), em parceria com o Rotary Club Santana de Parnaíba Aldeia da Serra, realizam no dia 04 de dezembro uma grande campanha para registro de doadores voluntários de medula óssea. Todos poderão se cadastrar das 10:00hs às 16:00hs, na quadra da Morada dos Pinheiros, localizada na Praça da Aldeia, 240 – Aldeia da Serra, Santana de Parnaíba.

 

Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 54 anos, levar RG, CPF, estar em bom estado de saúde e não ter histórico de câncer, AIDS ou hepatite C. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Os dados são cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e assim que houver compatibilidade, o doador será chamado para a realização de novos testes sanguíneos.

Atualmente, 1.200 pacientes necessitam de um transplante para alcançar a cura da doença. Para que o transplante de medula óssea aconteça é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja de 100%, porém dados do INCA revelam que a chance de encontrar uma medula compatível fora da família é de uma em 100 mil. Quanto maior o número de cadastros, mais chances os pacientes possuem.

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos. Ela é responsável pela fabricação das células sanguíneas (hematopoese). É importante destacar que medula óssea é diferente de medula espinhal. A medula espinhal fica no interior da coluna vertebral e transmite os impulsos nervosos.

Conhecida popularmente como "tutano", a medula é formada por uma grande quantidade de células-mãe ou progenitoras, que exercem a função de originar todas as células sanguíneas.  As células-mãe sofrem autorrenovação ou se diferenciam e passam por diversos estágios de amadurecimento, antes de migrarem para o sangue.

Quem necessita de um Transplante de Medula Óssea?

O Transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula, assim como doenças hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

O que é e como funciona o Transplante de Medula Óssea?

O transplante de medula óssea é uma terapia celular.  Células progenitoras (células-mãe) do sangue, ou células tronco-hematopoéticas, de um indivíduo saudável são transfundidas no paciente. Para realizar o transplante, a compatibilidade entre o doador e o receptor necessariamente precisa ser de 100%.

 O paciente é preparado para receber as células saudáveis por meio de um tratamento chamado "condicionamento". Este tratamento é feito com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia, o que faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto (células saudáveis da medula do doador).

A terapia celular consiste no encaminhamento das células do doador ao paciente. Neste procedimento, o receptor recebe a medula óssea por meio de uma transfusão de sangue. As células transfundidas circulam pelo sangue, se instalando no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um tempo, ocorre a 'pega' da medula, que é quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

O tratamento tem o objetivo de substituir a medula óssea doente por células em perfeito estado, assim acontecerá a regeneração da medula do paciente.

Compatibilidade HLA

Existe a necessidade de realizar o exame HLA (histocompatibilidade) para assim, efetuar o transplante. O doador precisa necessariamente estar vivo para doar as células-mãe, que depois de um tempo se regeneram, não acarretando nenhum dano à saúde do doador.

Quando diagnosticada a necessidade de se realizar o transplante, o doador compatível deve ser procurado na família. Entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe, a chance é de 25%. As chances serão maiores, quanto maior o número de irmãos. Quando não há doador compatível entre os irmãos, ainda há chance de encontrar um doador na família. Esta chance existe principalmente em casos de casamentos consangüíneos na família e quando existem tipagens HLA mais freqüentes na família.

O grande problema é que aproximadamente 60% dos pacientes não encontram doador na família e precisam buscar um doador voluntário no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). As chances de encontrar um doador não-aparentado no Registro é de 1 a cada 100.000.

A compatibilidade HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) é verificada por testes de sorologia e/ ou por biologia molecular, por meio de uma amostra de sangue periférico, que é a coleta de sangue realizada no momento do cadastro de doador voluntário.

REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea

O Brasil tem 3° maior Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do mundo, superado apenas pelos Estados Unidos e pela Alemanha. A experiência dos grandes registros nos ensina a importância de fidelizar o doador, pois hoje, no maior registro do mundo, comparecem apenas 4 dos 10 doadores convocados.

É muito importante que o doador voluntário esteja comprometido com o programa de transplante de medula óssea.

Como se tornar um doador?

Ser um doador é simples.

1° Passo: Cadastre-se:

            Procure na sua cidade um hemocentro ou um hemonúcleo autorizado e cadastre-se.  O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação com dados de contato. Também será realizada a coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Este exame de sangue não consiste na DOAÇÃO da medula óssea, apenas no cadastro de possível doador. Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Uma vez cadastrado, os dados não expiram, não há necessidade de se cadastrar novamente.

2° Passo: Se você for convocado:

            Se aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será convocado. Será necessário realizar novos testes sanguíneos para a confirmação da compatibilidade. Se a compatibilidade for confirmada, você decidirá sobre a doação.

            É muito importante o doador manter o REDOME atualizado com os seus dados cadastrais. Caso houver mudança de telefone ou endereço, comunique alteração no hemocentro que você fez o cadastro.

Como é feita a doação?

Existem duas formas de doar medula:

- Punções na bacia: a medula pode ser retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções com agulhas, o procedimento dura 60 minutos e é feito com anestesia. A sensação de dor permanece em média por uma semana e é semelhante à pós-injeção de Benzetacil.  Não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. É importante destacar que o procedimento não envolve cirurgia, não há corte, nem pontos.  O doador fica em observação por um dia e pode retornar para sua casa no dia seguinte.

- Aférese: a doação é feita por aférese, o doador toma um medicamento por cinco dias para estimular a proliferação das células-mãe. Estas células são retiradas pelas veias do braço do doador, semelhante à doação de sangue. O tempo estimado é de 4 horas. O medicamento ingerido antes da doação pode causar dores no corpo e fadiga.

Onde se cadastrar em São Paulo?

1. Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Rua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo-SP

Segunda à Sexta das 7h às 18h e aos Sábados 7h às 15h.

Informações no telefone: (11) 2176-7000 Ramal: 7249

2. Hospital Geral de Guarulhos-HGG

Av. dos Lírios, 300 - Pq. CECAP - Guarulhos/SP

Posto de Coleta de Sangue - 1º andar

Fones 11-3466-1416/11-3466-1446

Segunda à Sexta-feira das 07:30 às 15:30.

Para se cadastrar:

- Não precisa estar em jejum;

- Não precisa agendar;

- Levar RG, CPF, nome e telefone de 02 pessoas para contato.

Campanha em Aldeia da Serra – Santana de Parnaíba/SP

Dia 04 de dezembro 2010, Sábado, das 10:00h às 16:00h, na quadra da Morada dos Pinheiros.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?