SP vai congelar óvulos de mulheres em tratamento contra o câncer de mama

Programa do hospital estadual Pérola Byington, totalmente gratuito, é destinado a pacientes com até 35 anos de idade

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de lançar um programa inédito que irá promover o congelamento de óvulos de mulheres em tratamento contra o câncer de mama. O serviço será oferecido no hospital estadual Pérola Byington, para preservar a fertilidade das pacientes que passam por quimioterapia.

Único hospital no Estado a oferecer de forma totalmente gratuita o tratamento, avaliado em R$ 8.000,00, o programa é destinado a mulheres com até 35 anos de idade. Elas não podem estar com a doença em fase avançada.

A técnica, realizada no intervalo entre a cirurgia da mama e as sessões de quimioterapia recomendadas pela equipe médica, consiste na realização da estimulação ovariana e congelamento dos óvulos a serem utilizados pela paciente no futuro, em caso de confirmação da falência do ovário.

“A quimioterapia destrói a população de folículos primordiais, levando à menopausa precoce. Além disso, a literatura médica aponta que fatores como idade da paciente, a dose e o tipo do quimioterápico utilizado durante o tratamento contra o câncer de mama podem contribuir para que até 60% dos casos evoluam para infertilidade”, afirma o médico mastologista Luiz Henrique Gebrim, diretor do Pérola Byington.

Para participar do programa há necessidade de um encaminhamento do médico especialista. Para mais informações sobre o cadastramento, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3104-2785.

O hospital Pérola Byington está localizado na avenida Brigadeiro Luis Antonio, 683 – bairro Bela Vista, região central de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro