Brasil ganha sua 1ª clínica especializada
em Fisioterapia Oncológica

Com o objetivo de contribuir não só com o tratamento, o CEFO - Centro Especializado em Fisioterapia Oncológica trabalha a retomada da autoestima e da qualidade de vida
do paciente

A Fisioterapia Oncológica atua na manutenção da qualidade de vida de pacientes com câncer. Do pré ao pós-operatório, assim como durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, ela tem um papel fundamental. Mesmo assim, sua importância no tratamento da doença ainda não vem sendo devidamente difundida no país. Pensando em suprir a carência, as fisioterapeutas Marília Belmonte e Ana Carolina Gomes Agostinho criaram, em março deste ano, o Centro Especializado em Fisioterapia Oncológica - CEFO.

Localizado em Higienópolis, São Paulo, o CEFO trabalha para devolver a qualidade de vida a pacientes com edemas, linfedemas, incontinência urinária, reabilitação pós cirurgia de mama, reabilitação pulmonar e condicionamento físico durante e após a quimioterapia. As profissionais destacam que a Fisioterapia Oncológica contribui para o tratamento de todos os tipos de câncer, mas “o paciente só procura um fisioterapeuta se tiver a indicação de seu médico de confiança. Felizmente, os médicos estão atentos à importância da fisioterapia no tratamento de pessoas com câncer”.

A Fisioterapia Oncológica trabalha o todo. Sua preocupação não se dá somente com o órgão afetado pela doença, mas com a sua repercussão em todo o organismo. Ela busca a retomada da autoestima e da qualidade de vida do paciente. “Sua principal meta é mostrar ao paciente a necessidade da retomada de suas atividades diárias e possibilitar condições para isso”, explica Ana Carolina.

Para as fisioterapeutas, o ponto-chave para o sucesso do tratamento é o comprometimento do paciente com programa fisioterapêutico. “Em muitos casos, o paciente também precisa seguir algumas instruções e fazer atividades em casa, para que o tratamento seja completo e mais efetivo”, conclui Marília.


A clínica fica na rua Mato Grosso, 306, conjuntos 402 e 403, em Higienópolis.

Mais informações no telefone 11 – 2337-3726

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?